Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAYTON AMORAS SILVA

DISCENTE: CLAYTON AMORAS SILVA
DATA: 31/01/2020
LOCAL: PPGITEC - SALA 111

ESTUDO DA EFICÁCIA DE FERRAMENTAS DE GESTÃO DE RISCOS DE ACIDENTES EM INDÚSTRIA DO SEGMENTO DE MINERAÇÃO

Engenharia de Fatores Humanos. Confiabilidade Humana. Cultura de Segurança. Ferramentas de Gestão. Indicadores de Segurança.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica

Segurança operacional na indústria continua sendo motivo de relevante atenção, por continuar a produzir elevados índices acidentes todos os anos. Só em 2018, o Brasil produziu 623.786 mil acidentes do trabalho, dos quais, 2.022 mil resultaram em morte e um ônus de 13.1 bi ao INSS. Números de uma série histórica que acumula de 2012 a 2018, 4.5 mi de acidentes e 157.6 bi em despesas previdenciárias. Apesar dos esforços para superar vulnerabilidades a acidentes nos ambientes industriais, ainda latentes, mobilizando diversas áreas do conhecimento cientifico para tratar do problema – com foco especial, sobre os fatores humanos, confiabilidade humana e cultura de segurança, por serem fatores comumente associados as causas de acidentes – dada a complexidade do mesmo – sendo um exemplo claro, a perda da capacidade de tradicionais modelos e ferramentas de gestão, em reduzir acidentes – uma solução eficaz, aparenta estar distante. Razão pela qual, objetiva o presente projeto de dissertação, avaliar a capacidade de ferramentas aplicadas na gestão de riscos em uma indústria do segmento de mineração, em diagnosticar causas de acidentes e para reduzir acidentes, bem como, propor ações que possam potencializar práticas de gestão para melhorar resultados de segurança operacional. Nesse sentido, será realizada análise estatística descritiva de dados do caso em estudo - coletados durante engenharia consultiva - correlacionando os fatores ferramentas de gestão, causas de acidentes e acidentes, avaliando o grau da mesma, segundo o coeficiente de Pearson.

Interno - 328.205.262-68 - ALESSANDRO DE CASTRO CORREA - IFPA
Interno - 2153046 - CARMEN GILDA BARROSO TAVARES DIAS
Externo ao Programa - 2152701 - SERGIO ARUANA ELARRAT CANTO
Notícia cadastrada em: 31/01/2020 11:35