Banca de QUALIFICAÇÃO: MISAEL ORIVALDO RODRIGUES LIMA

DISCENTE: MISAEL ORIVALDO RODRIGUES LIMA
DATA: 17/12/2019
LOCAL: IFPA - Laboratório de Metrologia

ECODESIGN DE JOIAS: UMA ANÁLISE QUALITATIVA E MERCADOLOGICA DOS MATERIAIS ORGÂNICOS E METÁLICOS

Ecodesign; Joias; Caracteristicas mecânicas; Propriedades físicas.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica

Este estudo tem como objetivo integrar o Ecodesign e a engenharia de materiais no projeto da coleção de joias “NA CUIA”,  cujo os desenhos são modelados, sobre os programas Adobe Illustrato CC 2017 (2D) e SketchUp (3D) nos quais abordam como criação de coleção de jóias integrando material orgânico, material metálico e gemas. Salvo a criação, segue o estudo qualitativo dos materiais que compõe das joias da Caleção “Na cuia” dado sobre os materiais orgânico (cuia –porongo) e metálico (prata - Ag) ensaiado nos laboratórios de engenharia de materiais do Instituto Federal do Pará - IFPA.  A metodologia aplicada deu-se sobre análise mecânica e estudos do material orgânico “cuia”-porongo (Lagenaria siceraria ) da família das curcubitáceas  adquiridas na feira do ver-o-peso da cidade Belém do Pará, que analisada identifica-se  seus aspectos qualitativos por meio de ensaios e cálculos  de umidade, densidade, temperatura massa úmida e massa seca do material orgânico em forma de 16 corpos de provas (“in natura” e  pigmentadas naturalmente) em forno e medido em forma  digital com resultados obtidos numa media em porcentagem (%) e centímetro cúbico ( analisados por  MEV  e  avaliados para a sua adequação as joias.  O ecodesign nas joias integra casca do fruto cuia ou porongo num composto como prata Ag fornecido e usados pelas empresas  Ourogemas, Amazonita, Zeus, Amajoias vinculada a Instituição IGAMA- Instituto de gemas e Joias da Amazônia – Espaço São José Liberto- Belém- Pará-Brasil. Os corpos de prova metálicos distribuídos são: 4 compostos binário de solvente e soluto com Ag95%Cu5% e 3 corpos de prova de Ag100% que sofrem ensaio destrutivos de tração para identificar características de qualidades mecânicas do mesmo, aplica em sistema computacional que fornece os gráfico que análisados a carga e tempo de rompimento dos referidos materiais metálicos, identifica o potencial elástico e plástico da prata Ag95%Cu5% que o fora examido em MEV para identificação mecânica e química com os resultados  encaminhados as empresas fornecedoras da prata Ag cujo o diagnostico de qualidade e eficiência da prata Ag95% e da prata Ag100%, coube a fatores produtivos na fundição dos corpos de prova, indicadores da má qualidade quanto a sua resistência nos produtos joias destas empresas e respectivas instituição(IGAMA). Os dados mecânico de recurso metálico promovem a integração qualitativa dos materiais orgânicos e metálicos a serem aplicados em biojoias em ecodesign indicadores da execução da joias da coleção “Na cuia” . Após execução seguiu-se o processo de escoamento do produto por meio de suportes gráficos.

Interno - 328.205.262-68 - ALESSANDRO DE CASTRO CORREA - IFPA
Presidente - 429.747.472-72 - LAÉRCIO GOUVÊA GOMES - IFPA
Externo à Instituição - THIAGO ANTONIO PAIXAO DE SOUSA COSTA
Notícia cadastrada em: 16/12/2019 10:47