Banca de DEFESA: MARIELLE MARIA MEDEIROS VITAL

DISCENTE: MARIELLE MARIA MEDEIROS VITAL
DATA: 21/11/2019
LOCAL: Auditório CTIC UFPA

CARACTERIZAÇÃO DAS PROPRIEDADES ELÉTRICAS, MECÂNICAS E ESTRUTURAIS DA LIGA Al-Cu-Si-Mg MODIFICADA COM TEORES DE [0,2-0,5 E 0,7]% Fe

Alumínio, Ferro, Caracterização Mecânica, Caracterização Elétrica, Caracterização Estrutural.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica

Estudos para o desenvolvimento de novos materiais em ligas de alumínio e/ou reformularem os já existentes estão sendo realizados a fim de aperfeiçoar condutores elétricos para que o transporte da energia torne-se cada vez mais eficiente. Nesse contexto, esses materiais se mostram com grande potencial para serem utilizadas principalmente pela sua elevada condutividade elétrica, baixo peso específico, além de sua razoável resistência mecânica. Em vista disso, o presente trabalho propõe caracterizar o comportamento mecânico, elétrico e estrutural em corpos de prova deformados (fios com diâmetro de 3mm) e não deformados (corpos de prova com diâmetro de14,4 mm), objetivando determinar a influência do ferro na liga Al-0,25%Cu-0,7%Si-1,0%Mg modificada com[0,2-0,5-0,7]%de Ferro e solidificadas em molde metálico tipo"U". A pesquisa foi realizada no laboratório do grupo de pesquisa de materiais da Universidade Federal do Pará (GPEMAT). Tendo como foco a aplicação na fabricação de fios e cabos para ligações elétricas. Observou-se que a inserção dos elementos Cu, Si, Mg na liga de Al-Fe, retarda o desempenho do ferro em refinar os grãos na estrutura, por sua vez, a microdureza da estrutura fica mais elevada com o aumento do teor de ferro. Em relação à condutividade elétrica das ligas como deformadas o resultado foram relativamente bem próximos, isso justifica a influência de quanto mais ferro na liga a diferença de perda é bem pequena, sendo que os demais elementos contribuíram para tal resultado no caso da liga estudada.

Externo à Instituição - CARLOS ALEXANDRE DOS SANTOS
Interno - 327422 - JOSE CARLOS DE ARAUJO CARDOSO FILHO
Presidente - 326391 - JOSE MARIA DO VALE QUARESMA
Notícia cadastrada em: 12/11/2019 10:54