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Banca de DEFESA: RAIMUNDO NONATO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAIMUNDO NONATO DE OLIVEIRA
DATA: 27/09/2019
HORA: 10:00
LOCAL: IFPA - Laboratório de Refrigeração
TÍTULO:

Estudo do Eixo de Propulsão de Embarcações Tipo Rabeta da Região Amazônica: Um estudo de Caso


PALAVRAS-CHAVES:

Tratamentos térmicos, termoquímico, ensaios mecânicos, ensaios metalográficos, dureza Brinell.


PÁGINAS: 106
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
RESUMO:

O conhecimento das propriedades mecânicas dos materiais é de capital importância para as questões de escolha destes, no fabrico de órgãos de máquinas. Sob este olhar, o presente estudo teve o propósito de avaliar a resistência mecânica do material usado na confecção dos eixos para motores do tipo rabeta, comercializado como aço 1045, adquirido no mercado local, pelos ribeirinhos das cercanias da região metropolitana de Belém em grande demanda. Portanto, a intenção do estudo foi caracterizar mecânica e matalograficamente esses eixos de aço carbono para que eles possam oferecer uma operacionalidade eficaz e econômica a seus usuários. Este exame apontou que propriedades mecânicas podem ser melhoradas por meio de tratamentos térmicos. A normalização, têmpera e cementação têm demonstrado que podem melhorar as propriedades dos aços reduzindo a presença de tensões internas provenientes dos processos de fabricação e melhorando as propriedades mecânicas do aço. Conforme isto ocorre, são proporcionadas melhorias na estabilidade dimensional, ganho em tenacidade, resiliência e propriedades em geral. Sob este olhar foi realizado um estudo comparativo sobre as mudanças estruturais, morfológicas e mecânicas em eixos de aços para “rabetas” usinados segundo norma ASTM E8/E8m 16a e submetidos a tratamentos térmicos e termoquímicos. Os corpos de provas foram aquecidos à temperaturas de 880°C, 860°C, 200°C e 950°C respectivamente para a normalização, têmpera, revenimento e cementação, e posteriormente arrefecidos ao ar, óleo mineral e no próprio forno, segundo as necessidades de cada caso. Para as análises estruturais, morfológicas e mecânicas foram realizadas as análises químicas, os ensaios de tração e dureza, as análises por microscopia óptica (MO) e microscopia eletrônica de varredura (MEV), e a espectroscopia dispersiva de raios-X (EDS) que serviram de base para a determinação do tipo de aço oferecido pelo mercado interno e a possibilidade de melhoria destes eixos por mudança de estrutura e /ou composição. Nas análises microestruturais de MO, MEV e EDS foram observadas alterações na composição física da quantidade relativa das fases de ferrita e perlita, mas não foi possível visualizar e confirmar a presença de martensita retida nos CPs temperados. Ainda durante a caracterização microestrutural, foi possível a identificação de precipitados de carbonetos ultrafinos nos CPs temperados bem como a camada cementada nos CPs submetidos a esse tratamento. As propriedades mecânicas resultantes dos CPs normalizados e cementados (NC) que prevaleceram sobre os outros tratamentos foram, a tensão de escoamento, com aumento de 94,3% e a tenacidade com um aumento de 25,5% em relação aos CPs trefilados. Para a dureza Brinell a do aço carbono trefilado foi o que obteve o maior valor HB, comprovando que os tratamentos térmicos realizados diminuem a dureza ajustando essa propriedade mecânica pelo alívio de tensão internas a nível de microestrutura; ainda neste ensaio, foi verificado uma pequena, mas significativa alteração nos CPs submetidos aos tratamentos termoquímicos de cementação nas bordas destes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 244.915.512-00 - ELZA MONTEIRO LEÃO FILHA - IFPA
Interno - 489.950.292-34 - JEAN DA SILVA RODRIGUES - IFPA
Externo à Instituição - RICARDO AUGUSTO SEAWRIGHT DE CAMPOS
Externo à Instituição - THIAGO ANTONIO PAIXAO DE SOUSA COSTA
Notícia cadastrada em: 19/09/2019 09:21
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