Banca de DEFESA: JOSÉ AÍRTON NUNES FERNANDES

DISCENTE: JOSÉ AÍRTON NUNES FERNANDES
DATA: 27/09/2019
LOCAL: IFPA - Laboratório de Refrigeração

DESENVOLVIMENTO DE ALGORÍTMO DE CORRELAÇÃO DIGITAL DE IMAGEM PARA O CÁLCULO DE DEFORMAÇÕES

Engenharia de Materiais. Correlação digital de imagens, Processamento digital de imagem. Vídeo – extensômetro.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica

A extensometria é uma técnica para determinar o estado de deformação em torno de um ponto de um corpo, a partir do conhecimento das extensões em várias direções; é conhecimento importante no estudo dos processos mecânicos. Associar as ferramentas da extensometria aos métodos da correlação digital de imagem trará um avanço significativo para a criação de instrumentos de baixo custo e boa precisão para medidas de deformação sem contato, substituindo os extensômetros convencionais. Esse trabalho através de pesquisas e experimentos, fará o desenvolvimento de um algoritmo de correlação digital de imagem para o cálculo de deformações, capaz de contribuir na construção desse instrumento, ou sai, de um protótipo de vídeo extensômetro. Para chegar ao algoritmo iniciou-se pela engenharia de materiais, com ensaios mecânicos, passando por avaliações de softwares, estudos e análises da correlação digital de imagem. O algoritmo é resultante da elaboração de cinco códigos, dos quais selecionamos três. Nessa proposta os ensaios de tração realizados pela máquina universal, foram filmados, ou fotografados, com as imagens sendo transferidas para o computador, no qual foram analisadas, por meio de códigos com a utilização de correlação digital de imagem, obtidos com o auxílio de ferramentas do software MATLAB®. Para medir precisamente, as deformações dos materiais ensaiados, os três diferentes códigos foram criados com o objetivo de melhorar as medidas em função da elasticidade do material sem contato. As medidas de deformação realizadas no campus Belém, são obtidas através de ensaios utilizando uma máquina universal, com o advento desse algoritmo se amplia as possibilidades de realizar avaliações de deformações em materiais sólidos, além de incentivar a continuidade de pesquisas ampliando o estudo para outros tipos de materiais. A correlação digital de imagem tem aplicações em diversos campos, desde a engenharia civil, medicina e odontologia dentre outras, com um diferencial, pode realizar medidas de deformação sem necessitar da presença no local do evento, dependendo da situação basta ter uma filmagem do material, no qual ocorreu ou está ocorrendo deformação, permitindo o cálculo e também o monitoramento remoto dos deslocamentos da peça. Esse tipo de conhecimento é muito importante, inicialmente pela interação dos fundamentos da mecânica com outras áreas de conhecimento, como processamento digital de imagem e informática, podendo futuramente criar um espaço físico para esse tipo de aplicações O curso de mecânica do Campus Belém do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, poderá utilizar esse conhecimento nas aulas práticas de suas disciplinas, como também por outros cursos do IFPa. , além de contribuir nos projetos de pesquisa, desenvolvidos pelos alunos sob a orientação dos professores do curso, em projetos de extensão ou da área de inovação tecnológica.

Interno - 244.915.512-00 - ELZA MONTEIRO LEÃO FILHA - IFPA
Presidente - 489.950.292-34 - JEAN DA SILVA RODRIGUES - IFPA
Externo à Instituição - RICARDO AUGUSTO SEAWRIGHT DE CAMPOS
Interno - 1152812 - ROBERTO TETSUO FUJIYAMA