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Banca de DEFESA: THOMPSON REIS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THOMPSON REIS DA SILVA
DATA: 27/09/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Laboratório de Refrigeração, Bloco H, IFPA
TÍTULO:

ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO TÉRMICO SUPERFICIAL PELO PROCESSO DE CEMENTAÇÃO EM EIXOS DE AÇO CARBONO PARA EMBARCAÇÕES TIPO RABETA UTILIZADAS POR RIBEIRINHOS NA AMAZÔNIA


PALAVRAS-CHAVES:

Eixo de Rabeta, Tratamento Térmico, Cementação, Resistência Mecânica.


PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
RESUMO:

Uma das embarcações mais utilizadas pelos ribeirinhos é a embarcação conhecida como “rabeta”, que pode ser curta ou longa. A rabeta consiste em um motor de popa que sustenta um eixo de transmissão com uma hélice instalada na extremidade muito utilizada quando a profundidade do rio é relativamente baixa. O eixo, normalmente de aço, que transmite o movimento do motor para a hélice merece uma atenção especial, pois, apesar de o motor apresentar uma potência normalmente baixa, o eixo sofre esforços mecânicos como flexão, torção, compressão e tração que necessitam de um estudo mais aprofundado. Falhas causadas por fadiga, corrosão pelo contato direto do eixo com água são alguns exemplos. Através de tratamentos térmicos podem-se alterar as propriedades dos aços através de operações de aquecimento e resfriamento com o controle da temperatura. O processo escolhido para este trabalho é o processo de tratamento térmico de normalização, têmpera e revenido e o tratamento termoquímico superficial de cementação em caixa por proporcionar melhrorias de natureza mecânica a baixo custo, tendo em vista o público alvo que é usuário do equipamento onde o eixo tratado é componente. A partir dos eixos adquiridos foram fabricados os corpos de prova para os ensaios de tração e fadiga flexo-rotativa pelo processo de usinagem em um torno mecânico semi-automático e o forno utilizado para os tratamentos térmicos apresenta uma temperatura máxima de trabalho de 1200ºC. O eixo de rabeta é vendido no mercado como sendo de um aço SAE 1045 que após os tratamentos térmicos foram obtidas as propriedades mecânicas através dos ensaios de tração, fadiga flexo-rotativa e dureza, além das análises químicas pelo método de EDS (Espectroscopia de Energia Dispersiva) e FRX (Espectrometria de Fluorescência de Raios-X). Após as análises dos resultados, principalmente das propriedades mecânicas, detectou-se que o aço vendido não está se acordo com as especificações vendidas e que as amostras que passaram pelos tratamentos de normalização e cementação apresentaram os melhores resultados quando submetidos ao ensaio de fadiga flexo-rotativa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 244.915.512-00 - ELZA MONTEIRO LEÃO FILHA - IFPA
Interno - 489.950.292-34 - JEAN DA SILVA RODRIGUES - IFPA
Externo à Instituição - RICARDO AUGUSTO SEAWRIGHT DE CAMPOS
Externo à Instituição - THIAGO ANTONIO PAIXAO DE SOUSA COSTA
Notícia cadastrada em: 17/09/2019 15:19
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