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Banca de DEFESA: ELIS APARECIDA RIBEIRO DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIS APARECIDA RIBEIRO DE LIMA
DATA: 20/09/2019
HORA: 09:00
LOCAL: IFPA - BLOCO C - MINIAUDITÓRIO 1
TÍTULO:

EFEITOS DOS TRATAMENTOS TERMOQUÍMICOS SOBRE A CONFIABILIDADE DO EIXO EM AÇO CARBONO TREFILADO ACOPLADO EM MOTOR TIPO RABETA UTILIZADO POR COMUNIDADES AMAZÔNICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Aço Carbono. Eixo de Rabeta. Fadiga. Tratamentos Termoquímicos. Confiabilidade.


PÁGINAS: 107
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
RESUMO:

Os constantes relatos de ribeirinhos sobre durabilidade dos eixos das embarcações tipo rabeta, assim como a pouca realização de estudos a respeito da navegação ribeirinha deram início à motivação desta pesquisa, a qual tem como objetivo avaliar a confiabilidade do eixos de rabeta a partir dos tratamentos termoquímicos, uma vez que pretende modificar as suas propriedades mecânicas. Os tratamentos têm o intuito de promover o aumento da vida útil dos eixos fabricados e comercializados no mercado de Belém, e por conseguinte compará-los com corpos de prova que não receberam tratamento para verificar se os tratamentos surtiram efeito e promoveram melhora da confiabilidade. Para realização deste trabalho, foram adquiridos três eixos de aço carbono comercializados como aço carbono SAE 1045 trefilado, no mercado de Belém. Foi realizado o processo de usinagem conforme as dimensões padrões para fabricação dos corpos de prova, em seguida foram separados em três grupos: Sem Tratamento (ST), Normalizado e Cementado (NC) e Normalizado, Cementado e Revenido (NCTR). A análise de fluorescência possibilitou saber a composição química do material e foi observada a heterogeneidade de seus constituintes. O M.E.V. e o E.D.S. mostraram as microestruturas ferrítica e perlítica, o percentual dos componentes químicos, assim como revelaram a presença de porosidade, fibrose, marcas de praia e pontos de inclusão. Além disso, foram realizados outros testes como fractografia que permitiu analisar a ocorrência tanto de fratura dúctil devido a irregulares da borda, quanto a deformação plástica do corpo de prova. A rugosidade do material se mostrou semelhante em todos os grupos. O teste de dureza apresentou resultado do grupo NC com menor dureza tanto na seção transversal como na superfície, já a maior dureza na seção transversal foi do grupo ST e na superfície foi o grupo NCTR. O ensaio de tração mostrou que o corpo de prova ST teve maior tensão de escoamento e limite de resistência à tração, já a maior deformação foi do grupo NCTR. O ensaio de fadiga possibilitou realizar a distribuição de Weibull e o teste de Van der Waerden para testar a confiabilidade, os quais detectaram que o tratamento NC obteve melhores resultados em relação aos demais. Dessa forma, conclui-se que o eixo tem teor de carbono menor que o informado (1045), também pôde-se verificar que os tratamentos os quais foram propostos surtiram efeitos positivos, pois conseguiram alterar as propriedades mecânicas do aço carbono e elevar a vida útil de maneira a proporcionar a melhora da confiabilidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 328.205.262-68 - ALESSANDRO DE CASTRO CORREA - IFPA
Interno - 244.915.512-00 - ELZA MONTEIRO LEÃO FILHA - IFPA
Externo ao Programa - 327765 - MARINA YASSUKO TOMA
Notícia cadastrada em: 16/09/2019 11:29
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