Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDO ANTÔNIO DE SOUSA RIBEIRO

DISCENTE: FERNANDO ANTÔNIO DE SOUSA RIBEIRO
DATA: 24/05/2019
LOCAL: IFPA – Laboratório de Refrigeração

Estudo das características dos materiais utilizados e aplicação da ferramenta Topsis para a escolha de kit de transmissão secundária de motocicletas: um estudo de caso

IFPA – Laboratório de Refrigeração

Kit de transmissão, Espectômeto Metalografia, MEV; Dureza, Multiatributo.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica

Esta pesquisa busca caracterizar os materiais utilizados em kits de transmissão secundária para motocicleta e depois efetuar uma comparação entre as amostras utilizando a ferramenta multiatributo conhecida como TOPSIS. Os kits de transmissão apresentam problemas de desgaste diferenciados em alguns casos chegando quase ao dobro do desempenho de outros, dependendo do fabricante. Neste trabalho kits de diferentes fornecedores foram utilizados na mesma motocicleta, onde primou-se pelo mesmo procedimento de manutenção conforme o manual do fabricante preconiza foram utilizados até o momento de substituição. O estudo se justifica pelo potencial da indústria de fabricação de motocicletas que conta com uma produção anual acima de 880 mil unidades e pela indústria de motopeças que vem crescendo a cada ano a atinge valores da ordem de cinco (5) bilhões; bem como pelo fato de que o desgaste desse conjunto além de gerarem problemas com o transporte como atrasos, paradas indesejadas e manutenção que muitas vezes depende de ferramentas quando não se dispõe, também pode ocasionar risco de quedas podendo gerar lesões, fraturas, sequelas e até mesmo a morte. Os métodos utilizados para concretização da pesquisa passam pelas operações em laboratório nas seguintes etapas: buscou-se a análise química através de um espectômetro ótico de massa a fim de determinar os componentes e a composição dos elementos químicos e verificar se coincide com os valores determinados pela norma ABNT NBR-NM-172 Critérios de Classificação dos Aços; também será feita a análise microscópica metalografia, análise macrográfica e micrográfica; para identificar a microestrutura, bem como através do uso do MEV (Microscópio Eletrônico de Varredura) para através de EDS também definir de forma semiquantitativa a composição química. Em sequencia utilizar como referência o Regulamento Técnico da Qualidade (RTQ) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para os valores de resistência ao desgaste e comparar se as propriedades apresentadas pelos materiais determinados por meio de ensaio de dureza. Desses processos serão coletados os dados, então, será realizado com o apoio de um método multiatributo de tomada de decisão, onde serão atribuídos diferentes valores para diferentes critérios e através de uma ferramenta multicriterial chamada TOPSIS, utiliza-se de cálculos, encontraremos o material que melhor se adéqua para a utilização e respeitando o que a própria RTQ estabelece que é a segurança e a prevenção de acidentes.

Interno - 328.205.262-68 - ALESSANDRO DE CASTRO CORREA - IFPA
Presidente - 244.915.512-00 - ELZA MONTEIRO LEÃO FILHA - IFPA
Interno - 489.950.292-34 - JEAN DA SILVA RODRIGUES - IFPA
Externo à Instituição - RICARDO AUGUSTO SEAWRIGHT DE CAMPOS