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Banca de DEFESA: ANTONIO HENRIQUE DA SILVA BITENCOURT JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO HENRIQUE DA SILVA BITENCOURT JUNIOR
DATA: 21/01/2019
HORA: 10:00
LOCAL: IFPA - Laboratório de Refrigeração
TÍTULO:

PROJETO DE TALISCAS EM COMPÓSITO DE MATRIZ POLIMÉRICA PARA CORRENTE DE TRANSPORTADORES INDUSTRIAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Dimensionamento, talisca, transportadores.


PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
RESUMO:

O presente trabalho tem como objetivo o dimensionamento de taliscas, elemento rígido utilizado entre correntes como ponto de suportação de cargas transportadas por correntes industriais, projetando-as em compósito de matriz epóxi com fibra de vidro, matriz epóxi com fibra de carbono e matriz epóxi com fibra de kevlar, para serem usadas em transportadores de corrente para transporte de diversos tipos de produtos nos mais diferentes processos fabris. A talisca, sendo fabricada em matriz epóxi com fibra de vidro, matriz epóxi com fibra de carbono ou matriz epóxi com fibra de kevlar, garante resistência mecânica suficiente e proporciona redução de peso em relação a taliscas convencionais feitas de aço e aço galvanizado, possibilitando que transportadores possam ser movimentados por sistemas de acionamento com menor potência, o que viabiliza um menor consumo de energia elétrica em função da redução de peso, assim como proporciona melhores condições de montagem e substituição da corrente e seus componentes. Através de um estudo de caso, onde as medidas e cargas a ser movimentado por um transportador de anodo genérico, transportador utilizado para movimentar blocos anódicos, processo de movimentação de carga comumente utilizado em fábricas de produção de lingotes de alumínio. Partindo-se de um transportador real, foi dimensionada a talisca e quantidade de taliscas necessário para transportar dezenove anodos por vez, com 1080 Kg cada. Depois foi feito o dimensionamento através dos recursos teóricos da micromecânica e macromecânica das taliscas de compósito em matriz epóxi com fibra de vidro, matriz epóxi com fibra de carbono e matriz epóxi com fibra de kevlar, determinando-se que todos os três tipos de taliscas de material compósito tem propriedades mecânicas suficientes para suportar a mesma carga suportada pelas taliscas em aço, O referido transportador deste estudo de caso possui 422 taliscas, que estas em aço representam uma massa total de 4642Kg, este mesmo transportador passando a ter 422 taliscas em material compósito de matriz epóxi e fibras sintéticas, representou uma redução para os três tipos de compósito aqui dimensionados superior a 3000Kg. Em função desta significativa redução de peso, também foi feito o dimensionamento do acionamento do transportador para os três tipos de taliscas em compósito, e para os três casos se obteve uma redução de potência de 2CV, o motorredutor para o transportador com taliscas em aço é de 7,5CV e o motorredutor para movimentar as taliscas em material compósito é de 5,5CV. Com base em um valor fixo de R$ 0,599 KWh, e considerando o funcionamento do transportador o ano todo vinte quatro horas por dia, com taliscas de material compósito em matriz epóxi e fibras sintéticas, proporciona uma economia de R$ 10.499,48. Dentre os três compósitos, matriz epóxi com fibra de vidro, matriz epóxi com fibra de carbono e matriz epóxi com fibra de kevlar, o compósito de matriz epóxi com fibra de vidro, foi o que apresentou os resultados menos favoráveis em relação aos demais, em função disso foi feita a caracterização mecânica via ensaio de tração apenas deste compósito, com os resultados obtidos de tensão máxima para os oito corpos de prova ensaiados, foi feito todo o redimensionamento anterior, mas apenas para o compósito de matriz epóxi com fibra de vidro, apesar da tensão máxima obtida pela caracterização mecânica ter sido quatro vezes menor do que a tensão máxima teórica, mesmo assim nenhuma das lâminas da talisca apresentaram falha, por nenhum dos critérios de resistência utilizados. Este trabalho indica a total viabilidade de se fabricar taliscas de material compósito em matriz epóxi e fibra de vidro, matriz epóxi e fibra de carbono e matriz epóxi e fibra de kevlar para substituição das taliscas em aço, no que tange as propriedades mecânicas necessárias.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2264819 - EDINALDO JOSÉ DE SOUSA CUNHA
Presidente - 489.950.292-34 - JEAN DA SILVA RODRIGUES - IFPA
Interno - 1152812 - ROBERTO TETSUO FUJIYAMA
Notícia cadastrada em: 16/01/2019 10:03
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