Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO MANOEL FERNANDES VAGO

DATA: 26/11/2018
LOCAL: PPGITEC - SALA 111

ESTUDO DE VIDA A FADIGA DA LANCHA ESCOLAR MÉDIA CONSTRUÍDA EM ALUMÍNIO

Lancha escolar, Slamming, Alumínio 5052H34, Fadiga.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica

Este trabalho estuda as possíveis causas do aparecimento de trincas nas Lanchas Escolares Média, construídas na Base Naval de Val-de-Cães, que destinam-se a realizar o transporte de crianças que necessitam se deslocar por vias fluviais até a escola. As falhas apareceram por fadiga da liga de alumínio naval 5052H34, utilizada na construção do casco que podem estar relacionado com o subdimensionamento em relação à vida à fadiga do material, tensões residuais nos cordões de solda, cordão de solda contaminados que originaram possíveis trincas e poros. O trabalho consistiu em analisar primeiramente as tensões atuantes na região fadigada através do cálculo do slamming e seu posicionamento na curva S-N fim verificar quantos ciclos de carregamento ele deveria suportar. Foram realizados ensaios de fadiga com corpos de prova inteiros e soldados para traçar a curva S-N do material. A parte final do estudo consistirá em instrumentar uma das lanchas que apresentaram trincas com extensômetros para verificar as tensões reais de trabalho que estão atuando e possíveis melhorias tanto no reparo quanto no projeto de construção.

Externo ao Programa - 1257852 - ALEXANDRE LUIZ AMARANTE MESQUITA
Interno - 489.950.292-34 - JEAN DA SILVA RODRIGUES - IFPA
Presidente - 2144874 - LEONARDO DANTAS RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 21/11/2018 14:37