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Banca de QUALIFICAÇÃO: THOMPSON REIS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THOMPSON REIS DA SILVA
DATA: 23/11/2018
HORA: 16:00
LOCAL: IFPA - Laboratório de Refrigeração
TÍTULO:

ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO TÉRMICO SUPERFICIAL PELO PROCESSO DE CEMENTAÇÃO EM EIXOS PARA EMBARCAÇÕES TIPO RABETA


PALAVRAS-CHAVES:

Eixo de Rabeta, Tratamento Térmico, Cementação, Resistência Mecânica.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
RESUMO:

Uma das embarcações mais utilizadas pelos ribeirinhos é a embarcação conhecida como “rabeta”, que pode ser curta ou longa. A rabeta consiste em um motor de popa que sustenta um eixo de transmissão com uma hélice instalada na extremidade muito utilizada quando a profundidade do rio é relativamente baixa. O eixo, normalmente de aço, que transmite o movimento do motor para a hélice merece uma atenção especial, pois, apesar de o motor apresentar uma potência normalmente baixa, o eixo sofre esforços mecânicos como flexão,
torção, compressão e tração que necessitam de um estudo mais aprofundado. Falhas causadas por fadiga, corrosão pelo contato direto do eixo com água são alguns exemplos. Através de tratamentos térmicos podem-se alterar as propriedades dos aços através de operações de aquecimento e resfriamento com o controle da temperatura. O processo escolhido para este trabalho é o processo de tratamento térmico de normalização, têmpera e revenido e o tratamento termoquímico superficial de cementação em caixa por proporcionar melhrorias de natureza mecânica a baixo custo, tendo em vista o público alvo que é usuário do equipamento onde o eixo tratado é componente. Dentre as melhorias de propriedades para os eixos de rabeta se pode citar o aumento da resistência mecânica, resistência à corrosão e resistência ao desgaste. Serão realizados ensaios mecânicos para a determinação das possíveis melhorias após os tratamento térmico. Serão realizados os ensaios de fadiga rotativa, ensaio de tração, rugosidade e dureza. Os corpos de prova serão fabricados a partir de eixos de rabeta adquiridos no mercado em aço 1045. Para a fabricação dos corpos de prova será utilizado um torno mecânico e para o tratamento térmico será utilizado um forno de mufla com capacidade de até 1200ºC. Todos os equipamentos que serão utilizados nesse estudo são do IFPA (Instituto Federal do Pará) Campus
Bélem.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 328.205.262-68 - ALESSANDRO DE CASTRO CORREA - IFPA
Presidente - 244.915.512-00 - ELZA MONTEIRO LEÃO FILHA - IFPA
Interno - 489.950.292-34 - JEAN DA SILVA RODRIGUES - IFPA
Externo à Instituição - RICARDO AUGUSTO SEAWRIGHT DE CAMPOS
Notícia cadastrada em: 21/11/2018 14:31
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