Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIELLE MARIA MEDEIROS VITAL

DISCENTE: MARIELLE MARIA MEDEIROS VITAL
DATA: 23/11/2018
LOCAL: PPGITEC - SALA 111

CARACTERIZAÇÃO DAS PROPRIEDADES ELÉTRICAS E MECÂNICAS DA LIGA BASE Al-Cu-Fe-Si-Mg (ASTM 6061) COM VARIAÇÃO DO SEU TEOR EM [0,2-0,7]%Fe

Liga 6061, Alumínio, Caracterização Elétrica, Caracterização Mecânica, Tratamento Térmico.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica

A alta condutibilidade elétrica do alumínio favorece sua utilização como cabos e fios elétricos. Dessa forma, estudos para o desenvolvimento de novos materiais e/ou reformular os já existentes estão sendo realizados a fim de aperfeiçoar esses condutores para que o transporte da energia elétrica torne-se cada vez mais eficiente. Nesse contexto, as ligas de alumínio se mostram com grande potencial para serem utilizadas principalmente pela sua elevada condutividade elétrica, baixo peso específico, além de sua razoável resistência mecânica. O presente trabalho propõe caracterizar o comportamento mecânico e elétrico, da liga Al-0,25%Cu-[0,2-0,7]%Fe-0,7%Si-1%Mg, equivalente a liga 6061, solidificada em molde tipo "U", com e sem tratamento térmico. A pesquisa foi realizada no laboratório do grupo de pesquisa de materiais da Universidade Federal do Pará (GPEMAT). Tendo como foco a aplicação na fabricação de fios e cabos para ligações elétricas. Na caracterização elétrica do material tratado térmicamente, notou-se ganhos nas propriedades elétricas da liga. Isso pode ter sido resultado do alivio de tensões provenientes do tratamento térmico realizado no fio.

Interno - 2153046 - CARMEN GILDA BARROSO TAVARES DIAS
Interno - 327422 - JOSE CARLOS DE ARAUJO CARDOSO FILHO
Presidente - 326391 - JOSE MARIA DO VALE QUARESMA
Notícia cadastrada em: 21/11/2018 13:29