Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS DEYVID LEÃO SILVA

DATA: 21/11/2018
LOCAL: PPGITEC - SALA 111

GESTÃO DE GASES MEDICINAIS E VÁCUO CLÍNICO EM INSTALAÇÕES HOSPITALARES

Gestão de Gases Medicinais, Ciclo PDCA, Método MASP, Melhoria Contínua.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica

Dentre as instalações em Estabelecimentos Assistenciais em Saúde (EAS), que se prestam a atender as necessidades de pacientes, visitantes e funcionários, destacam-se as de gases medicinais e vácuo clínico. Estas instalações são empregadas para fins terapêuticos e cirúrgicos. Seu emprego requer cuidados especiais no ambiente hospitalar, pois muitos riscos são associados a esta atividade. Além dos riscos, os custos são elevados. Estes fatores sugerem uma gestão criteriosa. O presente trabalho tem como objetivo constatar e quantificar riscos e custos, identificar melhorias e propor alterações. Como ferramenta de gestão foi utilizado o Ciclo PDCA a partir da aplicação do método MASP. Foi realizado levantamento dos principais problemas e respectivas causas para em seguida ser estabelecido plano de ação como proposta para melhoria contínua na gestão de gases medicinais e vácuo clínico. Como produto final, foram elaborados formulários de instruções de execução de procedimento técnico para inspeções periódicas e manutenção baseados nas normas técnicas e boas práticas de engenharia. O estudo foi aplicado no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) para o qual foi desenvolvido modelo de Gestão de Ativos em Gases Medicinais, focando a qualidade e eficiência, propondo medidas corretivas assegurar que o sistema de gases medicinais opere dentro dos níveis de segurança recomendados pelas normas brasileiras ao menor custo.

Externo ao Programa - 2239385 - HARLEY DOS SANTOS MARTINS
Interno - 2144874 - LEONARDO DANTAS RODRIGUES
Presidente - 327678 - PETRONIO VIEIRA JUNIOR
Notícia cadastrada em: 20/11/2018 11:11