Banca de QUALIFICAÇÃO: AÉLCIO DE JESUS MONTEIRO DOS SANTOS

DATA: 20/11/2018
LOCAL: PPGITEC - SALA 111

Influência da Anisotropia sobre o Efeito de Portevin-Le Chatelier

AA5182, Anisotropia, Portevin-Le Chatelier.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica

Avaliar a diferença do comportamento mecânico e micro estrutural da liga de alumínio comercial 5182 em amostras como fabricadas, bem como verificar o Efeito Portvien Le-Chatelier provocado nessas ligas devido a anisotropia. Material e Método: Foram utilizados 27 corpos de provas, conforme a norma NBR-7549, sendo os mesmos cortados em máquinas de eletro-erosão, 9 no sentido longitudinal à laminação, 9 no sentido transversal à laminação e 9 cortados a 45° do sentido que as chapas foram laminadas; os corpos de prova foram submetidos a ensaios de tração nas taxas de deformação de 1,2 x 10-3, 2,5 x 10-3, 5,1 x 10-3, onde foram analisados o comportamento mecânico em cada direção. Resultados: Após a análise dos resultados, podemos concluir que a liga apresenta macroestrutura com grãos refinados devido ao processo de fabricação. A microestrutura da liga apresenta partículas de segunda fase composta predominantemente por ferro, com grande possibilidade de ser o componente eutético Al3Fe do sistema Al-Fe. De maneira geral os demais elementos Mg, Cr, Si, Mn, Cu e Zn encontram-se distribuídos de forma homogenea na matriz de alumínio, não sendo detectáveis suas presenças na forma de partículas de segunda fase como foi observado pelo Ferro. Observou-se ainda que a 90° da laminação o limite de resistência [σ] é maior do que os demais, e o índice de resistência [k] menor do que o medido a 0°; mas, a 0°, o valor para o índice de encruamento [n] foi o maior de todas as direções, o que contribui para uma capacidade maior de deformação antes da falha, ou seja, neste sentido a chapa apresenta uma maior ductilidade em relação aos demais sentidos. A 45°obteve-se o maior alongamento [%], entretanto, o limite de resistência [σ] e o índice de encruamento [n] foram os menores do que as outras direções. Foram observados na curva tensão x deformação a presença de serrilhados conhecidos na literatura como fenômeno de Portevin – Le Chatelier. Na segunda fase deste estudo será avaliada a inflência da anisotropia sobre este fenômeno.

Interno - 327422 - JOSE CARLOS DE ARAUJO CARDOSO FILHO
Presidente - 326391 - JOSE MARIA DO VALE QUARESMA
Interno - 429.747.472-72 - LAÉRCIO GOUVÊA GOMES - IFPA
Notícia cadastrada em: 19/11/2018 13:48