Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSIANE DOS SANTOS TERRA

DISCENTE: ROSIANE DOS SANTOS TERRA
DATA: 21/03/2022
LOCAL: SALA VIRTUAL: https://meet.google.com/cvc-csca-umm

Otimização da Gestão de  Recursos de Materiais de  Consumo do Instituto de  Tecnologia da  UFPA

Almoxarifado, sistemas, financeiro, gestão de recursos.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
O presente trabalho trata do estudo e otimização da gestão de recursos de materiais de consumo do Instituto de Tecnologia da UFPA, tendo em vista que para uma instituição funcionar e ter uma boa organização dentro do seu
 processo diário, um dos fatores fundamentais é a organização e otimização dos processos. Dentre os serviços que necessitaram de uma atenção especial, está o almoxarifado que deixou de ter apenas um caráter operacional e passou a ter um caráter estratégico para dentro da UFPA, tornando-se um diferencial, quando bem administrado. Dessa forma, foram implementadas ferramentas e propostas melhorias para os serviços oferecidos por este setor. As melhorias ocorreram não só  no armazenamento, como também nas compras de material. Destaca-se dentro do sistema operacional e organizacional, a importância estratégica no setor de compras, tanto a nível público quanto privado, o gerenciamento e armazenagem dos estoques é uma abordagem que exige mudanças profundas, tanto a nível de procedimentos internos,  e externos. No setor público essa realidade e ainda mais grave, visto que além dos problemas citados, ainda existe o fator financeiro que muitas vezes faz com que o setor fique sem os materiais necessários para o um bom desempenho e funcionamento. Implementar melhorias é além de tudo utilizar os recursos públicos de maneira eficiente e sem gastos desnecessários. O objeto de estudo deste projeto é o setor de almoxarifado do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará, no qual tem sido implementado no sistema SAGITTA um recurso para que os usuários façam seus pedidos e consultas de materiais diretamente no sistema otimizando assim o serviço e evitando idas desnecessárias ao setor, bem como o  estudo e implementação da otimização da gestão dos recursos materiais. Durante o seminário de qualificação da dissertação, serão apresentadas informações bibliográficas, a fim de embasar a fundamentação teórica e apresentar as principais soluções para este sistema operacional e organizacional.

Externo ao Programa - 1351286 - ALCEBIADES NEGRAO MACEDO
Interno - 2153046 - CARMEN GILDA BARROSO TAVARES DIAS
Externo à Instituição - CECILIA TOLEDO HERNANDEZ
Externo à Instituição - LIDIA ANGULO MEZA