Banca de DEFESA: SEBASTIÃO MAGNO OLIVEIRA

DISCENTE: SEBASTIÃO MAGNO OLIVEIRA
DATA: 06/04/2021
LOCAL: Streamyard - https://www.youtube.com/watch?v=1uYsy9sjYgA

GESTÃO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM POR COMPETÊNCIAS EM SERVIÇOS DE SAÚDE: REVISÃO DE ESCOPO

Enfermagem; Competência profissional; Serviços de Saúde.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: Devido os benefícios reconhecidos derivados do modelo da gestão por competências no cenário público, este vem introduzindo-se nas instituições que fornecem serviços de assistência à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). As instituições prestadoras de serviços de saúde foram levadas a verificar os modelos de gestão utilizados e adapta-los às mudanças advindas com a globalização, partindo da necessidade de moldes gerenciais capazes de pôr em prática as competências dos trabalhadores, por este motivo a utilização de ferramentas como a gestão por competências estão sendo inseridas nos nosocômios Objetivo: Descrever como ocorre a gestão de pessoal de enfermagem por competências nos serviços de saúde, com base na literatura. Método: Trata-se de uma revisão de escopo baseada no protocolo do Joanna Briggs Institute (JBI). Os artigos pesquisados foram obtidos utilizando duas estratégias de busca, nas bases LILACS, MEDLINE e SCIELO, por meio de descritores, palavras-chave e operadores boleanos, sem delimitação de tempo, nos idiomas português, inglês e espanhol. Os dados foram coletados no mês de setembro de 2020, sendo captados 165 artigos. Os estudos encontrados foram transferidos para o aplicativo Rayyan®, objetivando com isso conferir às etapas seguintes e ao estudo maior agilidade e segurança. Após excluir os duplicados permaneceram 148 artigos, sendo lidos título e resumo, onde classificou-se como elegíveis para o estudo 20 artigos, os quais foram lidos na íntegra, sendo realizadas as exclusões restaram 05 artigos incluídos no estudo. A seleção dos estudos foi realizada com base nos critérios de inclusão. A análise dos dados foi realizada por estatística descritiva e por meio da análise de conteúdo de Bardin. Realizou-se a análise qualitativa dos dados extraídos, relacionados ao processo de gestão por competências. Resultado: Como resultado, foram obtidos 05 estudos relacionados ao tema do estudo com atributos contributivos para compor a pesquisa. Os resultados foram organizados pelos tópicos de interesse do trabalho, de acordo com o protocolo JBI. Os estudos evidenciaram uma janela temporal de publicações sobre a temática no contexto nacional, o que sugere número reduzido de pesquisas sobre a temática no Brasil. Nos resultados constatou-se que houve predominância de pesquisa em instituições públicas de saúde e realizadas com profissionais enfermeiros, este fato reforça a relevância do enfermeiro nos processos de gestão de pessoas nas instituições de saúde. Um ponto de fragilidade constatado foi em relação ao conceito de competência sendo evidenciado em apenas 01 artigo.  Em 04 estudos foram evidenciados algum tipo de material, instrumento ou sistema de referência, porém que não abordavam especificamente a temática de gestão por competências, mas sim tratavam assuntos relacionados ao processo de gestão de pessoas, qualidade e demais processos assistenciais que envolvem os profissionais das instituições de maneira geral e não especificamente a equipe de enfermagem.

Externo à Instituição - AIDA MARIS PERES
Interno - 3003131 - GLENDA ROBERTA OLIVEIRA NAIFF FERREIRA
Presidente - 2323054 - JOUHANNA DO CARMO MENEGAZ
Externo à Instituição - LUCIELI DIAS PEDRESCHI CHAVES