Notícias

Banca de DEFESA: LEYVILANE LIBDY CHAVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEYVILANE LIBDY CHAVES
DATA: 24/08/2020
HORA: 16:00
LOCAL: https://www.youtube.com/watch?v=dQe0PgTI59k
TÍTULO:

ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS DE SAÚDE E O SOFRIMENTO DO ESTIGMA POR PACIENTES TUBERCULOSOS E FAMILIARES: revisão integrativa da literatura.


PALAVRAS-CHAVES:

Tuberculose; Estigma Social; Família; Relações Familiares; Educação em Saúde.


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

INTRODUÇÃO: A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis.Trata-se de uma das doenças mais antigas que recebeu vários significados diferentes de acordo com o período histórico. As condições sociais precárias da maioria dos portadores exigem dos serviços de saúde compromisso, envolvimento e o reconhecimento do seu impacto nas várias dimensões da vida humana, sendo necessária a percepção dessas questões e o entendimento da sua possível influência na busca pelos serviços de saúde. OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo analisar as estratégias educacionais de saúde que visam a desestigmatização da tuberculose entre portadores e seus familiares. MARCO CONCEITUAL: Utilizou-se como marco conceitual o conceito de Prática Baseada em Evidência e Estigma abordado por Goffmann. MÉTODO: Trata- se de uma Revisão Integrativa de Literatura- RIL acerca de estudos sobre estratégias educacionais de saúde que visam a desestigmatização da tuberculose entre portadores e seus familiares. Esta foi conduzida em seis etapas, a saber: elaboração da questão de pesquisa; amostragem; categorização dos estudos; avaliação dos estudos; interpretação dos resultados; e apresentação da revisão. RESULTADOS E DISCUSSÃO:Um total de 420 estudos foram identificados, excluíram-se aqueles duplicados, resultando-se 266 artigos. Após a leitura dos resumos e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram pré-selecionados 52 estudos. Destes, 12 foram excluídos por não se apresentarem no modo open acess. Em seguida foi realizada uma leitura criteriosa dos demais artigos, dos quais selecionaram-se 6 para compor a amostra desta revisão integrativa. Após a leitura minuciosa e a coleta dos dados dos artigos incluídos na RIL, emergiram as seguintes categorias temáticas relacionadas ao objeto de estudo: Estigma, mitos e conceitos; Estratégias educacionais em saúde e suas implicações. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com base nos resultados encontrados apontam-se as estratégias educacionais direcionadas a pacientes e familiares como o melhor caminho para a redução do estigma nesse núcleo. O estudo apontou fragilidades no que tange a achados que tratam de estratégias educacionais direcionadas a esse binômio, uma vez que foram identificados apenas 6 artigos, sendo a maioria com baixo nível de evidência. A baixa produção de estudos brasileiros permite uma reflexão acerca da necessidade do desenvolvimento de pesquisas e discussões nacionais mais amplas sobre a implementação de estratégias com o objetivo de reduzir o estigma associado à doença.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2414488 - ALINE MARIA PEREIRA CRUZ
Externo à Instituição - ANGELA MARIA RODRIGUES FERREIRA
Presidente - 2182068 - SANDRA HELENA ISSE POLARO
Interno - 2436880 - SILVIO EDER DIAS DA SILVA
Notícia cadastrada em: 10/08/2020 15:26
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2