Banca de QUALIFICAÇÃO: THAMYRIS ABREU MARINHO

DISCENTE: THAMYRIS ABREU MARINHO
DATA: 20/07/2020
LOCAL: https://www.youtube.com/watch?v=kNNN9f0Tuug

Acolhimento e cuidado aos idosos caidores em serviço de atendimento pré-hospitalar

Idosos; Idoso fragilizado; Serviços Médicos de Emergência.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O trauma no idoso é considerado uma epidemia dos novos tempos e a queda, especificamente, é uma das síndromes geriátricas com impacto mais importante na qualidade de vida e na mortalidade senil, pois é a principal causa de morte por trauma e de incapacidade nos idosos. Os serviços de atendimento móvel constituem a linha de frente no atendimento ao idoso caidor, e diante da importância da queda na população idosa, é fundamental o acesso desses indivíduos à assistência de sistemas de atendimento pré-hospitalar organizados e integrados aos demais serviços de saúde. No sentido de construir uma sustentação teórica mais consistente para esse estudo, optou-se por trazer constructos teóricos da Política Nacional de Humanização, a qual reafirma o acolhimento como instrumento de cuidado. O objetivo deste estudo é conhecer a percepção que os profissionais dos serviços de saúde, que atuam nas viaturas do serviço de atendimento pré-hospitalar, têm acerca do atendimento de idosos caidores. A pesquisa será realizada sob o enfoque qualitativo por meio de um estudo exploratório-descritivo em um serviço de atendimento pré-hospitalar no município de Belém, no estado do Pará, utilizando a técnica de grupo focal para a coleta de dados, com o auxílio de um roteiro de questões. Esta pesquisa está vinculada a um macroprojeto de pesquisa intitulado “Envelhecimento ativo – promoção da saúde e prevenção de incapacidades funcionais e cognitivas”. O projeto será inscrito na Plataforma Brasil e submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará. Ainda assim, será protocolado junto ao Núcleo de Educação Permanente da SESMA da Prefeitura Municipal de Belém, para que esta divisão emita autorização definitiva para a realização do estudo.

Interno - 763.712.128-34 - LUCIA HISAKO TAKASE GONCALVES - UFSC
Presidente - 2490751 - MARILIA DE FATIMA VIEIRA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - SILVANA KEMPFER
Notícia cadastrada em: 08/07/2020 08:38