Banca de QUALIFICAÇÃO: VICTORIA MALCHER SILVA FONTES

DATA: 03/08/2022
LOCAL: Faculdade de Enfermagem

A UTILIZAÇÃO DO MARKETING NOS NEGÓCIOS DE ENFERMEIROS EMPREENDEDORES DO BRASIL

Enfermagem, Empreendedorismo, Marketing, Marketing de Serviços de Saúde.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: Apesar de o empreendedorismo na enfermagem parecer um debate atual e recente, salienta-se que a pioneira e precursora da enfermagem, Florence Nightingale, também representa em sua figura a primeira empreendedora. Além de Florence, sabe-se que a enfermagem possui um rico e importante histórico de enfermeiros empreendedores, em razão de o conceito de empreendedorismo na enfermagem está associado a um conjunto de características psicológicas, atitudes e habilidades. Não existe um consenso sobre a definição de empreendedorismo na literatura, contudo, seja no âmbito econômico, social, político ou institucional, empreender está habitualmente associado a um modo de idealizar, iniciar, estruturar e conduzir processos, de forma comprometida com a inovação, criatividade, coragem e satisfação das necessidades das pessoas. Nessa conjuntura, percebe-se que empreendedorismo está associado a concepções como: “sonhos, inovações e oportunidades”, conceitos que podem parecer abstratos. No entanto, o âmbito empreendedor é também rodeado pela necessidade de ações concretas, e habilidades de marketing são descritas na literatura como característica importante de enfermeiros empreendedores. O marketing está entre as quatro bases fundamentais para empreender, e trata-se conjunto de ações destinadas a criar produtos/serviços e colocá-los a disposição do mercado, no local, tempo e volume adequados” (CHIAVENATO, 2021). Por isso, os objetos de estudo deste trabalho enfocam no empreendedorismo e no uso do marketing por enfermeiros que empreendem. Objetivo: Analisar como enfermeiros empreendedores utilizam o marketing em seus negócios. Método: Este estudo parte e relaciona-se ao macroprojeto “Gerenciamento em enfermagem: novas abordagens de formação e trabalho em universidade pública e hospitais de ensino”, que na condição de projeto maior, dá sustentação para que pesquisas sobre empreendedorismo em enfermagem aconteçam em várias regiões do Brasil. Trata-se de um estudo descritivo e analítico, de natureza qualitativa. O local/contexto onde decorrerá a recolha de dados será virtual ou online, por meio de videoconferências via Google Meet. Os participantes deste estudo surgiram da fase 2 do macroprojeto ao qual este estudo vincula-se, especificamente do segundo momento, a partir do questionário de “caracterização dos negócios”. 46 enfermeiros empreendedores que têm negócio no formato de CNPJ, constituíram-se a amostra inicial. No entanto, desses 46 enfermeiros, 3 ignoraram as perguntas 9 ,10,11 e 12, de onde emergiu a concepção de estudar o marketing praticado por enfermeiros empreendedores, resultando em 43 respondentes. Portanto, serão convidados a participar deste estudo, 43 enfermeiros empreendedores, que serão a amostra inicial. Será solicitado a eles sugestão de participação de outros enfermeiros empreendedores. A amostragem então será por bola de neve, até atingir a saturação. Para a coleta de dados foi elaborado um roteiro de entrevista semiestruturado.  A análise de dados será por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin. O estudo já possui aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade do Estado de Santa Catarina. CAAE: 38266720.1.0000.0118, com o número de parecer: 4.406.286.

Presidente - 061.485.259-50 - JOUHANNA DO CARMO MENEGAZ - UDESC
Interno - 1696193 - ANDRESSA TAVARES PARENTE
Interno - 2127187 - ELIA PINHEIRO BOTELHO
Externo à Instituição - Alcione Matos de Abreu