Notícias

Banca de DEFESA: RONALDO CORREIA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RONALDO CORREIA DA SILVA
DATA: 31/08/2017
HORA: 14:00
LOCAL: SALA SAT - 06 PRÉDIO ANEXO AO ICB
TÍTULO:

ANÁLISE DO POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO DE ASPARAGINASES DE Escherichia COLI (PROTEOBACTERIA) E Limnothrix SP. CACIAM 69D (CYANOBACTERIA).


PALAVRAS-CHAVES:

Modelagem estrutural, asparaginase, Cianobactéria, Limnothrix.


PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

Asparaginase (EC 3.5.1.1) são amino-hidrolases que catalisam a hidrólise de asparagina (ou glutamina) em aspartato (ou glutamato) e amônia. Essas enzimas desempenham um papel importante no metabolismo dos aminoácidos em uma variedade de organismos. Esta tese objetiva avaliar o potencial biotecnológico das L-asparaginases cianobacterianas através da caracterização da estrutura molecular das enzimas L-asparaginases de Limnothrix sp. CACIAM 69D e afinidade ao substrato ASN na EcAII de E. coli. Após obtenção da sequência de aminoácidos da proteína, esta foi usada para a construção de modelos, com auxílio do programa Modeller. A validação foi feita considerando a qualidade estereoquímica no servidor MolProbity, a qualidade do enovelamento utilizando o Verify3D e RMSD. Um mapa de potencial eletrostático foi construído com auxílio do servidor Solver PBEQ e a docagem molecular foi analisada através do programa Molegro. Finalmente, foram simulados 100 ns de Dinâmica Molecular por meio do pacote de programas Amber12 na enzima de Limnothrix e 200ns  na EcAII de E. coli, com cálculos de trajetória e energia livre. O alinhamento da primeira sequência nucleotídica que foi anotada como L-asparaginase de Limnothrix sp. CACIAM 69D  revelou homologia com a enzima isoaspartil peptidase/asparaginase (EcAIII) de E. coli. A comparação entre os mapas de potencial eletrostático, docagem molecular, simulações de DM e energia de interação entre alvo e referência revelaram similaridades entre as moléculas na distribuição das cargas com pequenas diferenças pontuais na região do sitio ativo, apresentando baixa densidade de elétrons em ambas. Além disso, a EcAII de E. coli apresentou elevada afinidade pelo substrato ASN, corroborando dados experimentais. A despeito de seu potencial biotecnológico, a isoaspartil peptidase/asparaginase e asparaginase tipo II podem ser otimizadas por meio de mutações no sitio ativo para aumentar suas atividades na produção de compostos biodegradáveis usados na produção de plásticos e polímeros e como terapêutica anti-leucêmica em pediatria.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1316033 - ANDERSON HENRIQUE LIMA E LIMA
Presidente - 1372427 - EVONNILDO COSTA GONCALVES
Externo ao Programa - 1682673 - FABIO ALBERTO DE MOLFETTA
Interno - 1810764 - LUCIANA PEREIRA XAVIER
Externo à Instituição - NELSON ALBERTO NASCIMENTO DE ALENCAR
Notícia cadastrada em: 30/08/2017 12:03
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1