Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: TAYANE NAIARA DE SOUZA VASCONCELOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAYANE NAIARA DE SOUZA VASCONCELOS
DATA: 14/07/2022
HORA: 17:30
LOCAL: Google Meet: https://meet.google.com/pwa-tven-gdc
TÍTULO:

Produção biotecnológica de carotenoides a partir de leveduras do gênero Rhodotorula utilizando a torta da semente do cupuaçu como substrato.


PALAVRAS-CHAVES:

carotenoides, Rhodotorula, cupuaçu


PÁGINAS: 22
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

As leveduras são fungos encontrados em substratos orgânicos com grande disponibilidade de açúcares, especialmente em frutos. São muito utilizadas pela indústria e portanto agregam grande valor econômico e comercial. As leveduras do gênero Rhodotorulas são leveduras oleaginosas, devido ao fato de acumularem gordura em boa parte de sua massa celular. Industrialmente, as Rhodotorulas são muito utilizadas na produção de carotenoides, devido a possibilidade de utilizarem substratos mais acessíveis e de baixo custo. Resíduos agroindustriais podem ser utilizados como meio de cultivo de algumas espécies de micro-organismos, pois apresentam baixo custo e podem auxiliar na produção de compostos com interesse industrial e de valor agregado. O objetivo deste trabalho é determinar a composição de carotenoides produzidos por três linhagens de leveduras do gênero Rhotodorula, utilizando a torta da semente de cupuaçu desengordurada, como substrato no seu cultivo. Inicialmente a torta da semente de cupuaçu desengordurada passará por um pré-tratamento ácido, para ser utilizada na etapa de inoculação. As leveduras serão reativadas em tubos de ensaio contendo meio YEPD. Após esta etapa, uma alçada da biomassa será retirada e inoculada em Erlenmeyer de 250 mL contendo 100 mL de caldo de cultivo YEPD. Em seguida, o inoculo será transferido para o biorreator de bancada contendo 900 mL do resíduo selecionado. Para posterior extração serão pesados 30 mg de biomassa seca e os carotenoides serão extraídos por maceração com celite e acetona repetidamente para extração máxima de pigmentos. As análises posteriores englobam a Identificação e Quantificação de Carotenoides por CLAE e perfil lipídico utilizando espectrometria de massa por cromatografia gasosa (GC/MS).


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1546637 - ALESSANDRA SANTOS LOPES
Interno - 2260881 - RAFAEL AZEVEDO BARAUNA
Presidente - 2270690 - RENAN CAMPOS CHISTE
Notícia cadastrada em: 08/07/2022 11:22
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1