Banca de DEFESA: ALENNA CRYSTIENE LIMA FARIAS DE SOUSA

DATA: 22/06/2022
LOCAL: Instituto de Ciências Biológicas

PROSPECÇÃO IN SILICO DE α-AMILASES EM CIANOBACTÉRIAS FILAMENTOSAS

α-amilase. Cianobactéria. Enzimas. Hidrólise.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

Cianobactérias são relevantes ao processo de desenvolvimento de compostos industriais, pois realizam catálise para produção de seus metabólitos. As enzimas estão relacionadas nesses processos e podem ser utilizadas na formação de produtos que são de interesse para o mercado industrial. Entre elas, destacam-se as α-amilases, que são enzimas da classe das hidrolases que estão relacionadas à quebra das ligações α (1,4) glicosídicas do amido. Para ampliar esse conhecimento sobre as α-amilases, este estudo tem o objetivo geral de prospectar, caracterizar e compreender as propriedades de interação de α-amilases produzidas por cianobactérias para otimizá-las e produzi-las comercialmente. Nesse sentido, foi realizada a prospecção proteômica para a proteína Amy1 de cianobactérias, identificação de sequências proteicas de α-amilases em proteoma cianobacteriano, modelagem molecular para validação das estruturas tridimensionais, como também dos sítios catalíticos e a interação com o substrato. Além disso, foram avaliadas a atração das ligações de hidrogênios para realização de testes de dinâmica molecular e cálculo de energia livre da enzima para observar a interação proteína-ligante e para confirmar o potencial biotecnológico. Nos proteomas analisados foram encontradas 216 sequências relacionadas à classe das α-amilases, dos quais 36 enzimas putativas foram consideradas mais relevantes para as análises de modelagem e atracamento molecular. Foram simuladas 15 dessas enzimas putativas e mais duas enzimas descritas experimentalmente, na dinâmica molecular e cálculo de energia de ligação. Por fim, apenas uma dessas enzimas apresentou, em média, os melhores resultados in sílico, o qual precisa ter atividade enzimáticas experimentalmente validadas por bioensaios para a produção comercial.

Interno - 004.992.052-94 - ANDREI SANTOS SIQUEIRA - UFPA
Presidente - 1372427 - EVONNILDO COSTA GONCALVES
Interno - 1810764 - LUCIANA PEREIRA XAVIER
Interno - 1813553 - LUIS ADRIANO SANTOS DO NASCIMENTO