Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DO PERPETUO SOCORRO LIMA SENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DO PERPETUO SOCORRO LIMA SENA
DATA: 28/03/2024
HORA: 09:00
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET
TÍTULO:

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: DISCURSIVIDADES DOS DOCENTES SOBRE A IDENTIDADE NEGRA NAS ESCOLAS QUILOMBOLAS DE CASTANHAL-PA


PALAVRAS-CHAVES:

Currículo; Educação Escolar Quilombola; Identidade Negra.


PÁGINAS: 146
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Este estudo analisa o currículo da Educação Escolar Quilombola a partir das discursividades dos docentes sobre identidade negra nas escolas quilombolas de Castanhal/PA. Nesse sentido, a pesquisa problematiza quais as discursividades dos docentes sobre identidade negra nos currículos da Educação Escolar Quilombola do município de Castanhal-PA. O referencial teórico para a discussão sobre Educação Escolar Quilombola baseia-se em Arruti (2017), Carvalho (2016), Carril (2017) e Almeida (2011). Para a incursão sobre Educação das Relações Étnico-Raciais o estudo baliza-se em Gomes (2002, 2012, 2018, 2019), Coelho (2009) e Santos (2014). A incursão sobre currículo pautou-se em Santomé (2013), Arroyo (2011), Moreira e Candau (2006, 2008), Moreira e Silva (2002) e Silva (2002); e, em diálogo com a perspectiva de currículo decolonial, a partir das formulações teóricas de Ballestrin (2013), Maldonado-Torres (2008), Mignolo (2017), Quijano (2005, 2010) e Wash (2009). Para a incursão sobre a Identidade Negra, aciona-se Munanga (1999, 2002, 2009, 2015), Gomes (2003) e Silva (2009). Outrossim, o estudo baseia-se na Teoria da Filosofia da Linguagem com base em Bakhtin (2006, 2010). Nessa perspectiva, para Bakhtin (2010), as relações dialógicas são um fenômeno quase universal que penetram toda a linguagem humana e todas as relações e manifestações da vida humana, isto é, tudo que tem sentido e importância. A pesquisa é de abordagem qualitativa com aplicação da Pesquisa Documental e de Campo. O documento analisado centrou-se na análise das Diretrizes Políticas e Curriculares da Rede Municipal de Ensino de Castanhal, Eixo: Modalidade Educação Escolar Quilombola. Os instrumentos para a geração de dados foram a observação da prática pedagógica e o questionário aplicado para 7 (sete) docentes que atuam na Educação Escolar Quilombola (EEQ): Escola Municipal EIEFQ Fernando Nunes Rodrigues, Escola Municipal EIEFQ Maria Bandeira Braga e Escola Municipal EIEF Francisco Ferreira Matos de Castanhal-PA. A análise dos dados baseou-se na análise do discurso com base em Bakhtin (2010, 2011, 2016) a partir de conceitos de enunciação e dialogismo. Para Bakhtin (2006) a enunciação, compreendida como uma réplica do diálogo social, é a unidade de base da língua, trata-se de discurso interior ou exterior. Os resultados do estudo revelam, a partir dos enunciados discursivos dos documentos, que os docentes quilombolas castanhalenses desenvolvem uma educação antirracista a partir do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, associadas aos conteúdos essenciais escolares e aos saberes tradicionais quilombolas, por meio de ações pedagógicas com perspectivas interdisciplinares, seguindo as unidades temáticas específicas dos currículos quilombolas. Conclui-se, preliminarmente, que os currículos da EEQ das escolas quilombolas castanhalenses fortalecem o processo da formação identitária étnico-racial quilombola dos/das estudantes e os seus pertencimentos aos territórios quilombolas, por meio de práticas pedagógicas para a promoção da igualdade racial nos quilombos São Pedro e Macapazinho. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1231638 - RAQUEL AMORIM DOS SANTOS
Interno - 1331081 - SEBASTIAO RODRIGUES DA SILVA JUNIOR
Externo ao Programa - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Externo ao Programa - 2183638 - JOAO BATISTA SANTIAGO RAMOS
Notícia cadastrada em: 27/03/2024 19:56
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2