Banca de DEFESA: YURY LUCENA PONÇADILHA

DISCENTE: YURY LUCENA PONÇADILHA
DATA: 30/08/2023
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET

POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS PARA A EQUIDADE RACIAL NOS DISCURSOS DE DOCENTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, CAMPUS CASTANHAL

Políticas de Ações Afirmativas, Equidade Racial, Formação de Docentes de Educação Física, ERER

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar

Está pesquisa resulta da Dissertação de Mestrado em Linguagens e Saberes na Amazônia com foco nas políticas de ações afirmativas para a equidade racial nos discursos de docentes do curso de Educação Física da Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal analisando os  seus discursos sobre as políticas de ações afirmativas para equidade racial no processo de formação do curso. Para isso, apresento o problema de pesquisa: quais os discursos de docentes sobre as políticas de ações afirmativas para a equidade racial no curso de Educação Física da Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal? O estudo assume uma discussão à luz de teóricos que discutem a temática racial e Políticas de Ações Afirmativas, tais como Abdias Nascimento, Nilma Lino Gomes, Zélia Amador de Deus, Kabengele Munanga, dentre outros. Para tratar da temática sobre Educação Física, trago como referencial teórico Lino Castellani Filho, Ari Lazzarotti Filho, Suraya Cristina Darido, dentre outros. Para análise dos dados utilizo o método do materialismo histórico e dialético. As políticas de ações afirmativas são instrumentos legais que atuam na democratização do acesso e no combate legal das desigualdades e discriminações étnicas, raciais, gênero, sexualidade e outras promovendo efetiva participação dessas minorias políticas no acesso à educação, saúde, emprego e outros. Nesta pesquisa, a teoria marxiana contribui para identificar as contradições existentes nos discursos dos docentes de Educação Física a respeito das políticas de ações afirmativas para a equidade racial dentro do processo de formação dos alunos e de que maneira trabalham essas questões em suas disciplinas no objetivo de promover uma educação das relações étnico-raciais voltada ao combate ao racismo. Para a geração de dados utilizei a técnica da entrevista semiestruturada. Para o tratamento dos dados coletados, utilizei a técnica da análise do conteúdo BARDIN (2005). Participaram da pesquisa 4 docentes do Campus de Castanhal. As análises revelam que apesar de todo o avanço sobre a temática racial e das ações reparatórias existentes na Universidade, visando equilibrar as oportunidades para os estudantes negros, alguns docentes em suas práticas pedagógicas, não aplicam uma educação voltada às relações étnico-raciais. A pesquisa Políticas de Ações Afirmativas para a Equidade Racial na Formação de Docentes de Educação Física da Universidade Federeal do Pará, Campus Castanhal conclui que é preciso reorganizar o PPC do curso de Educação Física para que nesse documento, a educação voltada à equidade racial, visando uma educação antirracista, sirva como embasamento teórico/legal para os docentes, se apropriando de um debate voltado à uma educação plural, inclusiva e diversa, formando docentes inseridos no combate às desigualdades raciais.

Presidente - 1231638 - RAQUEL AMORIM DOS SANTOS
Interno - 2360232 - ANA PAULA VIEIRA E SOUZA
Externo ao Programa - 1740753 - VILMA APARECIDA DE PINHO
Externo à Instituição - CARMEN TERSINHA BAUMGÄRTNER