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Banca de DEFESA: MIGUEL PEREIRA DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MIGUEL PEREIRA DE SOUSA
DATA: 28/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: SALA VIRTUAL DA PLATAFORMA GOOGLE MEET
TÍTULO:

REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA SOBRE O USO DO GOOGLE MEET NA AMAZÔNIA PARAENSE - BRASIL


PALAVRAS-CHAVES:

Google Meet; Ensino Remoto Emergencial; Tecnologia da Informação e Comunicação Digital; Cultura Digital.


PÁGINAS: 119
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

É fato que a pandemia de Covid-19 alterou todas as formas de relacionamentos
cotidianas da sociedade e, por consequência exigiu dos governos mundiais, inúmeras
estratégias de combate à disseminação do vírus, tal como o isolamento social. No
Brasil, os impactos da doença foram logo sentidos, tanto que em fevereiro de 2020, o
Ministério da Saúde dirigido por Luiz Henrique Mandetta, publicou a Portaria nº 188 de
03 de fevereiro de 2020, que declarava a “Emergência em saúde Pública de
Importância Nacional [...] e Estabelecer o Centro de Operações Emergenciais em
saúde Pública (COE-nCOV)” (PORTARIA Nº 188, DE 3 DE FEVEREIRO DE 2020).
A partir disso, uma série de atos administrativos foram emitidos pelo Ministério da
Saúde a fim de tentar conter o avanço do vírus no País, dentre essas medidas, houve a
suspensão de atividades presenciais na Administração pública federal e a autorização
para que as atividades laborais fossem feitas em regime remoto onde “fica autorizado o
regime de trabalho remoto, em caráter temporário e excepcional, para atividades como
o exercício de competências dos órgãos da Presidência da república”, conforme a
portaria Nº 08, de 17 de março de 2020. Diante de tais mudanças no cenário
educacional, foram usadas diversas plataformas digitais para operar o Ensino Remoto
Emergencial nas instituições de Ensino Superior (IES), dentre elas a do Google Meet,
objeto desta pesquisa. Desse modo, nosso objetivo foi o de identificar o modo como os
professores representam o uso do Google Meet, numa realidade social construída,
pensada e dada a ler, no Campus Universitário de Bragança, durante o Ensino Remoto
Emergencial em tempos de Pandemia da COVID-19 na Amazônia Paraense, Brasil. A
questão problema é: que representações os professores de licenciaturas do Campus
Universitário de Bragança atribuíram ao uso do Google Meet durante o Ensino Remoto

Emergencial em tempos de pandemia da COVID - 19, na Amazônia Paraense - Brasil?
O percurso metodológico constitui-se pela Abordagem da Nova História Cultural
(NHC) e tem como instrumentos de pesquisa o uso de um formulário via Google drive e
o levantamento de documentos: atas, portarias, decretos, resoluções que possibilitaram
identificar o uso do Google Meet durante o período pandêmico, desde a formação
ofertada pelo CAPACIT/PROGEP/UFPA para os professores da Universidade Federal
do Pará (UFPA); o Ensino Remoto Emergencial, e os sentidos e significados dos
professores sobre o uso do Google Meet. As técnicas de coleta e análise dos dados
foram formuladas com base nos três eixos indissociáveis da NHC: a história do objeto
em sua materialidade; as práticas nas suas diferenças e os dispositivos em suas
configurações sociais, em diálogo, com as teias de conhecimento constituídas em Freire
(1983). Os resultados apontam as formações desenvolvidas pelo
CAPACIT/PROGEP/UFPA para os professores, como importantes para o
desenvolvimento das atividades síncronas e assíncronas durante o ERE, no entanto, o
tempo para se apropriar das linguagens/saberes tecnológicos da Informação e
Comunicação Digital (TDICs) foi um dos principais desafios enfrentados pelos
docentes universitários. O desenvolvimento do ERE tinha por finalidade o exercício da
flexibilização curricular para o aprimoramento de práticas pedagógicas docentes “velhas
e novas”, em ambientes virtuais, sendo promovida pela cultura digital entre os docentes.
Constatou-se ainda, que o Google Meet é uma plataforma de Webconferência, criada em
2017 e consolidada em 2020, para o provimento de aulas remotas durante o contexto
pandêmico. Em seu uso, há práticas de desterritorialização dos espaços de formação
entre docentes e discentes; práticas de acesso a tela intuitiva do Google Meet associada
a outras materialidades tecnológicas e, por fim, a construção dos sentidos dos docentes
sobre as maneiras de ensinar e aprender com o uso desta ferramenta tecnológica no
Campus Universitário de Bragança, Amazônia Paraense, Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2500407 - FRANCISCO PEREIRA DE OLIVEIRA
Interno - 1254398 - JAIR FRANCISCO CECIM DA SILVA
Presidente - 2871989 - ROGERIO ANDRADE MACIEL
Externo à Instituição - ROSA FÁTIMA DE SOUZA CHALOBA
Notícia cadastrada em: 22/03/2023 16:15
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