Banca de DEFESA: VITOR HUGO MACEDO GOMES

DISCENTE: VITOR HUGO MACEDO GOMES
DATA: 11/02/2022
LOCAL: GOOGLE MEET

ANÁLISE DOS FATORES RELACIONADOS AO ÍNDICE DE DESEMPENHO DAS ESCOLAS NO IDEB: ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO PARÁ

IDEB; MDE; SAEB; Censo Escolar; Regressão Linear

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

A complexidade em identificar todos os fatores que estão relacionados ao desempenho das escolas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é enorme. Neste estudo foram analisados três bases de dados com o objetivo de identificar diversos fatores em que há correlação com o baixo desempenho nas escolas estaduais no estado do Pará. Este estudo utilizou técnicas de mineração de dados educacionais para, primeiramente, selecionar variáveis com características estruturais no ambiente de ensino, comparando as escolas com maior e menor desempenho no IDEB identificando possíveis relações com a evasão escolar. Em seguida, foi utilizado o algoritmo Randon Florest (RF), para selecionar as variáveis mais importantes e que impactam de forma direta ou indireta no índice do IDEB. Após a fase de seleção, as variáveis foram submetidas ao algoritmo de Regressão Linear (RL). Os resultados apontam que os rendimentos dos estudantes estão relacionados a renda média das famílias nos municípios analisados. Em seguida foram utilizadas variáveis relacionadas ao rendimento dos pais para identificar possível relação entre a escolaridade dos pais e desempenho dos alunos. Por fim, as análises se encerram com a análise do impacto do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) nas variáveis que relacionadas à nota dos alunos, qualificação e experiencia vivenciada pelos professores no ambiente escolar. Os resultados revelam que há correlação entre o índice e o aprendizado dos estudantes em sala de aula. Por outro lado, melhores índices no IDEB, estão diretamente relacionados a adequação do currículo à disciplina ministrada, além de boas condições de trabalho para os professores. Este estudo buscou através da MDE, desvelar  diferentes fatores que estão relacionados ao baixo desempenho das escolas estaduais no estado do Pará. Sinalizando que a situação socioeconômica de risco das famílias que possuem filhos em idade escolar, prejudica não só o desempenho desses alunos, mas também a permanência em sala de aula. Por isso, deve haver um maior engajamento das escolas para estimular o interesse dos alunos pela persistência no ambiente escolar. Além de subsídios por parte do governo para que os professores possam exercer seu papel na sociedade de forma plena.

Presidente - 1769974 - MARCELINO SILVA DA SILVA
Interno - 1353026 - CARLOS RENATO LISBOA FRANCES
Externo à Instituição - JORGE ANTONIO MORAES DE SOUZA
Externo à Instituição - LIVIANE PONTE REGO