Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: SIMONE CRISTINA DA COSTA TAVARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIMONE CRISTINA DA COSTA TAVARES
DATA: 18/02/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Demultiplexador de quatro canais baseado em cristal fotônico bidimensional em grafeno para aplicações CWDM com sensores aclopados.


PALAVRAS-CHAVES:

Cristal Fotônico; Grafeno; ressonador; sensor.


PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Telecomunicações
ESPECIALIDADE: Teoria Eletromagnetica, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas
RESUMO:

A corrida incessante pela descoberta de novos materiais e a busca de novas soluções para os problemas tecnológicos, e por equipamentos que possuam dispositivos com um desempenho melhor do que os disponíveis, hoje, operando em escalas cada vez menores é a motivação e a proposta para o estudo de um demultiplexador de quatro canais baseado em um cristal fotônico bidimensional, tendo o Grafeno como guia de onda e resssoando nas cavidades para se ter a demultiplexação dos comprimentos de onda Ele será desenvolvido para aplicações em sistemas CWDM (Wavelength Division Multiplexing). Em cada saída do demultiplexador será aclopado um sensor. O método de expansão de onda plana (PWE) é usado para gerar os modos e gap fotônico do demultiplexador. O método de domínio de tempo de diferenças finitas (FDTD) é usado para analisar a distribuição de campo e transmissão do demultiplexador proposto. A eficiência de transmissão, fator Q, largura espectral e espaçamento de canal do demultiplexador são cerca de 100%, 1722,22, 0,9 nm e 10 nm, respectivamente. Os resultados acima atendem aos requisitos do sistema CWDM (ITU.G.694.2). O demultiplexador proposto é composto por uma barra ou guia de onda linear e 4 cavidades ressonantes hexagonais (RCH). O guia de onda transmite luz para a cavidade ressonante e sai através do respectivo guia de onda de saída. Tudo isso através da haste de grafeno que foi introduzido na cavidade. O RCH consiste em um ressonador com uma cavidade em forma de hexágono oco tendo em seu centro um hexágono menor que possui uma haste de Grafeno em seu centro. Esta haste de Grafeno dentro do hexágono nano é posicionada para seleção de canal. A seleção do canal é feita alterando o raio da barra de grafeno. O dispositivo proposto está na dimensão nanamétrica e pode ser utilizado para a implementação de circuitos integrados fotônicos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FERNANDA CARLA LIMA FERREIRA
Externo ao Programa - 2366627 - FRANCISCO XAVIER LIMA DA SILVA
Externo ao Programa - 2135861 - JOSÉ RENATO FERREIRA ALVES DA CUNHA
Interno - 1546494 - KARLO QUEIROZ DA COSTA
Presidente - 2346019 - MARCOS BENEDITO CALDAS COSTA
Notícia cadastrada em: 25/01/2022 10:05
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1