Notícias

Banca de DEFESA: SERGIO HENRIQUE MONTE SANTO ANDRADE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SERGIO HENRIQUE MONTE SANTO ANDRADE
DATA: 21/01/2022
HORA: 09:00
LOCAL: HÍBRIDO (Presencial e Remoto)
TÍTULO:

UMA ARQUITETURA DE GERENCIAMENTO INTELIGENTE DE ENERGIA PARA RESIDÊNCIAS COM IDENTIFICAÇÃO DE MÚLTIPLOS USUÁRIOS


PALAVRAS-CHAVES:

Cidades Inteligentes, Redes Elétricas Inteligentes, Casas Inteligentes, Handover


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

O Conceito de Cidades Inteligentes ou Smart Cities, propõe que uma cidade outrora não dotada(ou quase nada)de tecnologia, se modernize através da implementação contínua de Sistemas Inteligentes em seus diversos setores. Áreas como a Mobilidade, Urbanismo, Energia (Smart Grid), Saúde, Educação e Meio Ambiente, são impactadas positivamente neste processo através de uma análise de dados advindos da implementação tecnológica, trazendo mais economia financeira e de recursos naturais, conforto e bem estar para a sua população.
Uma das implementações no contexto de Cidades Inteligentes(CI), quem vem ganhando mais espaço no cenário mundial frente às outras e também mais atenção das grandes empresas de tecnologias(Big Techs), são as residências. Estas, além da possibilidade de produzir valiosos dados acerca de seus usuários, podem contribuir significativamente para a economia energética pois fazem parte do âmago de uma das maiores fontes de consumo elétrico das cidades. Essas moradias, ao serem implementadas com tecnologias, se transformam em Smart Homes (SH) ou Casa Inteligente, que é o conceito de Lares que possuem, na sua infra estrutura total ou parcial, sistemas de Automação Residencial (AR) que visam tornar o dia-adia e as tarefas residenciais mais fáceis e confortáveis para os moradores.
Nesta tese por agregação de artigos, se propõe desenvolvimentos no contexto da SH no campo do Hardware, Software e da Análise de Dados, que visam: (i) a extração de dados e a seleção adequada dos mesmos a serem usados como input nos sistemas de AR, (ii) Identificação dos Residentes através de Handover de Antenas Wi-Fi, (iii) a Identificação dos Eletroeletrônicos conectados à Tomadas Inteligentes (Smart Outlets) através de NFC(Near Field Communication), com o intuito de elaborar técnicas que visam economizar energia de forma individual para cada morador dentro da residência, impactando minimamente no seu conforto e bem estar pessoal, além de contribuir para o pilar Meio Ambiente e Energia das Smart Cities.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1353026 - CARLOS RENATO LISBOA FRANCES
Interno - 1769974 - MARCELINO SILVA DA SILVA
Interno - 326021 - UBIRATAN HOLANDA BEZERRA
Externo ao Programa - 1911222 - TASSIO COSTA DE CARVALHO
Externo à Instituição - EDVAR DA LUZ OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 06/01/2022 14:20
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2