Banca de DEFESA: VINICIUS BORGES ANDRADE

DISCENTE: VINICIUS BORGES ANDRADE
DATA: 07/10/2021
LOCAL: videoconferência

Análise Técnico-Econômica da Inserção de Geração Distribuída Fotovoltaica em Redes de Distribuição: Estudo de Caso do Sistema Elétrico de uma Cidade Universitária

Geração Distribuída Fotovoltaica, Modelagem de Sistemas Elétricos, ImpactosAnálise economia e ambiental, Perdas técnicas.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

Com o crescimento do uso de fontes alternativas de energia, há um grande interesse na integração de unidades de geração distribuída (GD), fazendo com que o Sistema Elétrico de Potência (SEP) opere não mais de forma unidirecional, mas sim com um fluxo de potência bidirecional. Por isto, a GD representa grandes benefícios para o sistema elétrico, entre eles estão o adiamento de investimentos em expansão dos sistemas de transmissão e distribuição, o baixo impacto ambiental, a redução no carregamento das redes, a minimização das perdas técnicas, melhoria no perfil de tensão e a diversificação da matriz energética. Sendo assim, devido a este crescimento em redes de distribuição, justificam-se incentivos ao desenvolvimento de ferramentas computacionais que auxiliem em estudos próximos do comportamento real. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo analisar os principais impactos em regime permanente da geração distribuída fotovoltaica (GDF) na rede de distribuição da Universidade Federal do Pará (UFPA). Para isto, foi feita uma revisão bibliográfica dos principais estudos envolvendo estes impactos. Em seguida, para a modelagem, escolheu-se o software OpenDSS. Foram determinados os cenários de simulações de penetração de GDF. As análises foram feitas em curvas de carga para um dia útil, sábado e domingo. A aquisição das curvas de carga foi feita através do software Sistema de Gerenciamento de Energia Elétrica (SISGEE), que monitora online grandezas elétricas dos prédios da UFPA, como consumo, potência, tensão, corrente, dentre outras. Para uma análise mais real foram aquisitados dados de temperatura ambiente e irradiância da região de Belém do Pará. Além disto, foram utilizados dados comerciais de um painel fotovoltaico e um inversor. Os resultados mostraram o impacto significativo da inserção de GDF na melhora ou piora do perfil de tensão da rede, resultando em alguns casos de sobretensão, redução ou aumento das perdas técnicas verificadas nas linhas e transformadores, a depender do nível de penetração fotovoltaica e sua localização, além do benefício financeiro e ambiental.

Presidente - 2153063 - MARIA EMILIA DE LIMA TOSTES
Interno - 824.988.812-04 - THIAGO MOTA SOARES - UFPA
Externo ao Programa - 2216180 - CARMINDA CELIA MOURA DE MOURA CARVALHO
Externo à Instituição - ANDRE CAVALCANTE DO NASCIMENTO