Notícias

Banca de DEFESA: FABIO BARROS DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIO BARROS DE SOUSA
DATA: 08/10/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Análise do Desempenho de Sistemas de Comunicação com Filtro Acústico Óptico e Fibra de Cristal Fotônico para a Regeneração de Sinais.


PALAVRAS-CHAVES:

Regeneração de sinais, filtro acústico óptico, fibra de cristal fotônico, modulação híbrida, desempenho.


PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

Através desse trabalho buscou-se investigar o desempenho de sistemas de comunicação por fibra óptica com o auxílio de técnicas de regeneração de sinais, como a 2R (Reamplificação e Reformatação) e a 3R (Reamplificação, Ressincronização e Reformatação) baseadas nos efeitos não lineares do tipo Kerr: automodulação de fase (self-phase modulation – SPM), modulação de fase cruzada (cross-phase modulation - XPM) e mistura de quatro ondas (fourwave mixing – FWM). Para isso, foi utilizado o software comercial OptiSystem para projetar três sistemas de comunicação com arquitetura interferômetro de Mach-Zehnder (Mach-Zehnder interferometer - MZI) composto por um filtro acústico óptico (acousto-optic filter - AOF) e fibra de cristal fotônico altamente não linear (highly non-linear photonic crystal fiber - HNL-PCF). O objetivo foi alcançado através da busca interativa da solução da equação não linear de Schrödinger (Nonlinear Schrödinger Equation - NLSE) em que utilizou-se o método de passo alternado de Fourier (split step Fourier method - SSFM), onde nas simulações a potência do sinal de entrada, o comprimento do link e a diferença de frequência entre o sinal de entrada e o de bombeio foram utilizados como figuras de mérito para as análises do desempenho dos sistemas propostos para a taxa de transmissão de 10 Gb/s. Os resultados foram encontrados em função dos diagramas de olho, das formas dos pulsos e dos espectros ópticos de entrada e de saída dos sistemas, através da comparação entre os valores do fator de qualidade (Fator Q), da taxa de erro de bit (BER), altura do olho, timing Jitter e da relação sinal ruído óptico (optical signal-to-noise ratio - OSNR) dos sinais degradados e regenerados. Portanto, pode-se afirmar que através desses projetos foi possível realizar as regenerações 2R e 3R totalmente ópticas de maneira satisfatória e com ótimos valores de desempenho. Em suma, esta tese foi escrita e organizada utilizando-se três dos artigos publicados em revistas, mas com as devidas adaptações, ficando os capítulo, da seguinte maneira: Nos capítulos 1 e 2 foram apresentados respectivamente, os sistemas de regeneração 2R e 3R baseados em MZI com AOF e HNL-PCF e no capítulo 3 os sistemas de regeneração totalmente óptica com modulação híbrida e com modulação de chaveamento on-off (on-off keying - OOK) com codificação retorno ao zero (return to zero - RZ) e não retorno ao zero (non-return-to-zero - NRZ). E finalmente no capítulo 4 a conclusão geral, trabalhos futuros, publicações e submissões em revistas e congressos, assim como também os apêndices com os prints dos artigos publicados em revistas como primeiro autor e coautor. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2346019 - MARCOS BENEDITO CALDAS COSTA
Interno - 2361801 - JORDAN DEL NERO
Externo ao Programa - 2135861 - JOSÉ RENATO FERREIRA ALVES DA CUNHA
Externo ao Programa - 2296662 - WALDOMIRO GOMES PASCHOAL JUNIOR
Externo à Instituição - ANTONIO FRANCISCO GOMES FURTADO FILHO
Notícia cadastrada em: 11/08/2021 14:39
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2