Banca de QUALIFICAÇÃO: MARYSON DA SILVA ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARYSON DA SILVA ARAUJO
DATA: 21/10/2020
LOCAL: Google Meet

ANÁLISE DO PERÍODO DE AMOSTRAGEM EM CONTROLADORES DETERMINÍSTICO E ESTOCÁSTICO: UMA ABORDAGEM NUMÉRICA

Período de amostragem. Controle Digital. Alocação de pólos. Controle GMV. Controle RST.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
ESPECIALIDADE: Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação

A principal contribuição deste trabalho é analisar a influência do período de amostragem em controladores determinístico e estocástico por alocação de polos a partir do emprego de uma ferramenta de software que toma a frequência de Nyquist-Shannon e índices de desempenho como subsídios para determinação da melhor taxa de amostragem de compromisso (trade-off). Para isso, a metodologia contempla a utilização de modelos de processos em tempo discreto obtidos a partir de processos benchmark contínuos; cálculo da frequência de Nyquist-Shannon a partir da magnitude do diagrama de Bode desses benchmarks; identificação de modelos de ordem reduzida ARX e ARMAX usando dados de causa e efeito dos processos discretos mencionados; projeto de controladores determinístico e estocástico via alocação generalizada de polos, sendo este último um controlador de Variância Mínima Generalizado (GMV) baseado no loop-shape (via alocação de polos) de um controlador determinístico (RST), chamada de augmentação estocástica; e, finalmente, alguns índices de desempenho são calculados e avaliados para orientar para uma escolha mais adequada da taxa de amostragem (trade-off) dentre os vários valores empregados na análise. Os resultados de simulações mostram a importância da ferramenta desenvolvida para análise do período de amostragem, pois se obtém um algoritmo para a augmentação estocástica generalizada bem como uma taxa de amostragem trade-off. Além disso, eles evidenciam que o desempenho das plantas controladas são muito sensíveis a este intervalo de tempo, especialmente quando há distúrbios estocásticos, que normalmente afetam os sistemas de controle reais. Conclui-se que a escolha do período de amostragem é extremamente importante para um dimensionamento e desempenho mais adequado dos sistemas de controle digital determinístico e estocástico, porém, alguns trabalhos sequer mencionam-no ou ainda, elegem empiricamente um valor a ser utilizado para obter os resultados apresentados nas pesquisas.

Presidente - 1930123 - ANTONIO DA SILVA SILVEIRA
Interno - 2153010 - CARLOS TAVARES DA COSTA JUNIOR
Interno - 6147556 - WALTER BARRA JUNIOR
Externo à Instituição - JOAO VIANA DA FONSECA NETO