Banca de DEFESA: ALEX DE SOUZA VIEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEX DE SOUZA VIEIRA
DATA: 27/11/2020
LOCAL: GOOGLE MEET

PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM PROCESSO EDUCACIONAL PARA CURSOS DE INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTAÇÃO

Aprendizagem Ativa,  Interação Humano-Computador, PBL,  TVDI

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

Este trabalho apresenta um processo de ensino e aprendizagem para cursos de Interação Humano-Computador (IHC), combinando aulas teóricas tradicionais, aprendizagem ativa e elementos de Aprendizagem Baseada em Projetos, de forma que os alunos possam aumentar sua compreensão sobre IHC. Na graduação, na área de Ciências da Computação, o currículo acadêmico é composto por cursos teóricos e práticos. Os cursos teóricos abordam conteúdos mais abstratos. Este processo pretende aumentar o envolvimento dos alunos ao longo da disciplina teórica de IHC. Este trabalho apresenta uma abordagem diferenciada para melhorar a retenção de alunos para uma melhor compreensão dos aspectos teóricos sobre IHC. Esse processo proposto possui três etapas principais e, como novidade, utiliza o conceito de t-learning para simular vídeos educacionais interativos. Na primeira etapa, o professor apresenta os conceitos de IHC de modo tradicional, com aulas expositivas. A segunda etapa é a aprendizagem ativa, onde os alunos fazem apresentações orais ou constroem objetos de aprendizagem a partir de vídeos interativos para reforçar sua auto compreensão sobre o conteúdo teórico. A terceira etapa é a atividade PBL de produção de novos objetos de aprendizagem a partir de vídeos interativos. Os resultados mostram estatisticamente um aumento na pontuação com o método proposto, em comparação com a sala tradicional usada no curso de IHC. Neste trabalho foram comparados 131 conceitos de alunos, que utilizaram a sala tradicional, com 113 conceitos de alunos que utilizam o método proposto. Os resultados indicam que há vantagens no método proposto, pois ajuda a reduzir o número de alunos reprovados e aumenta a nota média dos alunos.

Externo à Instituição - CARLOS DE SALLES SOARES NETO
Interno - 3439716 - DIEGO LISBOA CARDOSO
Interno - 2153181 - JOAO CRISOSTOMO WEYL ALBUQUERQUE COSTA
Presidente - 326654 - MANOEL RIBEIRO FILHO