Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO DIEGO MARTINS NOBRE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO DIEGO MARTINS NOBRE
DATA: 22/01/2020
LOCAL: Laboratório de Nanoeletrônica e Nanofotônica

DIVISOR DE POTÊNCIA POR TRÊS (1X3) NÃO-RECÍPROCO CONTROLÁVEL NA FAIXA DE TERAHERTZ BASEADO EM GRAFENO

grafeno; divisor de potência; plasmons de superfície; THz

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

O presente trabalho investigou-se um novo tipo de divisor de seis portas baseado em grafeno, foi utilizado o software COMSOL Multiphysics para mostramos numericamente a possibilidade de escolha da faixa de frequência de operação do dispositivo a partir da escolha do raio do ressonador, assim como o controle dinâmico da estrutura através da variação do potencial químico do grafeno. A seção transversal dos componentes apresenta uma estrutura com três camadas consistindo de grafeno, silício (Si) e dióxido de silício (SiO2). O divisor consiste de um ressonador em formato de disco e seis guias de onda conectados, todos baseados em grafeno. O ressonador é submetido a um campo magnético externo DC normal ao plano de propagação. O princípio de funcionamento do dispositivo é baseado na ressonância dipolar do ressonador magnetizado. Foi investigado a influência de diferentes parâmetros sobre as características de desempenho do divisor. A frequência central de operação do divisor é igual a 7,56 THz e a largura de banda, define um nível de 5%. O campo magnético DC de polarização de B0=0,6 T. Podemos também controlar a frequência central do divisor mexendo na energia de Fermi do grafeno.

Externo à Instituição - ANTONIO SERGIO BEZERRA SOMBRA
Presidente - 2288432 - DMITRIEV VICTOR
Interno - 1927644 - FABRICIO JOSE BRITO BARROS
Externo à Instituição - JOSE FELIPE SOUZA DE ALMEIDA