Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAPHAEL PABLO DE SOUZA BARRADAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAPHAEL PABLO DE SOUZA BARRADAS
DATA: 24/01/2020
HORA: 14:30
LOCAL: PGITEC 3
TÍTULO:

Desenvolvimento de uma Metodologia Para a Análise da Criticidade devido a Sobretensões de Origem Atmosférica em Redes de Distribuição de Energia Elétrica.


PALAVRAS-CHAVES:

Descargas atmosféricas, para-raios, redes de distribuição, sobretensões, flahshover


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Sistemas Elétricos de Potência
ESPECIALIDADE: Transmissão da Energia Elétrica, Distribuição da Energia Elétrica
RESUMO:

     O presente documento de qualificação ao Doutorado desenvolve uma metodologia de análise da criticidade devido às sobretensões de origem atmosférica em redes de distribuição, considerando a aplicação de descargas atmosféricas diretas no sistema elétrico. São consideradas diferentes possibilidades de incidência de descargas para viabilizar a análise da sensibilidade da rede através de fatores de criticidade que envolvem valores máximos de sobretensões, bem como, quantidade de ocorrências de descargas disruptivas (flashover) nos isoladores. Os resultados apresentados por esta pesquisa indicarão melhores pontos para instalação de dispositivos de proteção contra surtos como para-raios, minimizando os problemas relacionados a proteção dos equipamentos conectados à rede das concessionárias (ex. transformadores e bancos de capacitores) contra os efeitos disruptivos causados por descargas atmosféricas bem como melhorar a coordenação de isolamento, com a consequente minimização do número de flashover e interrupções no fornecimento de energia elétrica ao longo do ano. São realizadas simulações computacionais através do software ATP (Alternative Transient Program) sendo que, uma rede de distribuição base do IEEE será utilizada para apresentação e validação da metodologia, viabilizando seu uso para outras redes com elevados números de postes, típicas destes sistemas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2224684 - MARCUS VINICIUS ALVES NUNES
Interno - 2517790 - CAROLINA DE MATTOS AFFONSO
Interno - 326021 - UBIRATAN HOLANDA BEZERRA
Externo ao Programa - 2413153 - REINALDO CORRÊA LEITE
Externo à Instituição - JOSE PISSOLATO FILHO
Notícia cadastrada em: 01/11/2019 15:55
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2