Notícias

Banca de DEFESA: LORENA DOS REIS MORAIS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LORENA DOS REIS MORAIS
DATA: 23/10/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 01 PGITEC
TÍTULO:

ESTRUTURA COMPETITIVA DE REDES NEURAIS AUTOASSOCIATIVAS APLICADAS AO PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS EM SISTEMAS DE MONITORAMENTO NÃO-INTRUSIVO DE CARGAS.


PALAVRAS-CHAVES:

Redes Neurais Auto-associativas, Identificação de Equipamentos Elétricos e Monitoramento de carga não intrusivo.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

Os ambientes residenciais são responsáveis por uma grande parte do consumo de energia elétrica, sendo que é bastante relevante o auxilio para tomada de decisão dos consumidores, com o objetivo de se buscar uma maior eficiência energética. Para o consumidor é importante ter conhecimento sobre a sua fatura mensal de consumo de energia de tal forma que o mesmo possa identificar nestas os seus períodos de maior consumo assim como os equipamentos de maior consumo. O monitoramento não intrusivo de cargas (NILM) surge exatamente como uma técnica capaz de auxiliar os consumidores com informações a respeito do consumo individual dos equipamentos, trazendo assim informações que os tornem capaz de tomar iniciativas para redução do seu consumo e aumento da eficiência energética.

                 Em um sistema NILM quatro etapas são fundamentais: a aquisição de dados agregados através do sensor único, a detecção de eventos liga/desliga dos equipamentos a partir da carga agregada, a extração de características dos sinais desagregados e a identificação de equipamentos a partir das características extraídas do sinal desagregado.

 No contexto de sistemas NILM, este trabalho propõe o desenvolvimento de uma nova metodologia para reconhecimento de equipamentos elétricos em ambiente residencial empregando uma estrutura competitiva de Redes Neurais Auto-Associativas. Para o desenvolvimento da metodologia foram utilizados três bancos de dados públicos contendo dados de carga de diversos equipamentos elétricos. Os bons resultados alcançados, com a metodologia aplicada para o reconhecimento de 7 equipamentos em cada cenário, indicam que a metodologia proposta é capaz de executar de forma satisfatória a tarefa de reconhecimento de equipamento, podendo então contribuir para o desenvolvimento  de sistemas de monitoramento não intrusivo que atendam as demandas do mercado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2170855 - ADRIANA ROSA GARCEZ CASTRO
Interno - 2153063 - MARIA EMILIA DE LIMA TOSTES
Externo ao Programa - 1508404 - ALESSANDRA MACEDO DE SOUZA LOPES
Externo à Instituição - ANDRE CAVALCANTE DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - ORLANDO SHIGUEO OHASHI JUNIOR
Notícia cadastrada em: 26/09/2019 09:17
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2