Notícias

Banca de DEFESA: HUGO RODRIGUES DE BRITO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HUGO RODRIGUES DE BRITO
DATA: 26/09/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do Instituto te Tecnologia - ITEC
TÍTULO:

FORMULAÇÃO ANALÍTICA PARA ESTUDO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO ATIVAS CONSIDERANDO A PRESENÇA DE REGULADORES DE TENSÃO


PALAVRAS-CHAVES:
regulador de tensão, geração distribuída, variação de tensão, requerimento de potência reativa, perdas elétricas, capacidade de hospedagem.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

Reguladores de tensão (RTs) localizados em alimentadores radiais de média tensão têm participação recorrente em diversas estratégias de mitigação dos impactos da interconexão de unidades de geração distribuída (GD). Entretanto, análises expeditas de parâmetros característicos de redes de distribuição ativas não costumam considerar o efeito das comutações de tape dos RTs em seus equacionamentos. Esta dissertação propõe uma formulação analítica para avaliar a influência desses dispositivos, baseada na adaptação matemática de equações clássicas da literatura. O aparato teórico deduzido diz respeito à variação de tensão ao longo da linha, ao requerimento de potência reativa, às perdas elétricas do sistema e à capacidade de hospedagem de GDs. A proposta é validada via estudos comparativos em um sistema-teste simples, bem como em um alimentador rural extenso de 34,5 kV que inclui dois RTs em conexão cascata e uma GD de elevada penetração em sua extremidade. O Open Distribution Simulator Software (OpenDSS) é utilizado para fins de modelagem e simulações de fluxo de carga convencional e de séries temporais. Os resultados evidenciam os méritos da formulação desenvolvida na correta estimação de parâmetros de redes de distribuição ativas com a presença de RTs, o que caracteriza uma melhoria em relação às ferramentas convencionais para estudos preliminares de integração de GDs.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1548213 - JOAO PAULO ABREU VIEIRA
Interno - 2517790 - CAROLINA DE MATTOS AFFONSO
Externo à Instituição - WALMIR DE FREITAS FILHO
Notícia cadastrada em: 10/09/2019 08:52
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2