Banca de DEFESA: WIRLAN GOMES LIMA

DISCENTE: WIRLAN GOMES LIMA
DATA: 23/08/2019
LOCAL: Auditório do Instituto te Tecnologia - ITEC

SÍNTESE DE SUPERFÍCIES SELETIVAS DE FREQUÊNCIA MULTICAMADAS VIA OTIMIZAÇÃO BIOINSPIRADA

Superfície Seletiva de Frequência Multicamadas, Computação Bioinspirada, Modelos Híbridos de Otimização, Rede Neural de Regressão Geral, Algoritmo Genético, Algoritmo de Busca Cuco

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

A análise de dispositivos eletromagnéticos via softwares computacionais, geralmente, demanda alto custo computacional e elevado tempo de processamento. Às vezes, para atender certos objetivos de projeto, encontrar os parâmetros estruturais ótimos podem levar dias ou até mesmo semanas quando feitos pelo método da tentativa e erro e se buscam respostas precisas em estruturas de alta complexidade. Neste cenário, as ferramentas de computação bioinspiradas (BIC) são fortes aliadas em economia de tempo, custo computacional e, consequentemente, de dinheiro. Para intensificar o poder e a eficiência dessas ferramentas, métodos híbridos têm sido desenvolvidos, nos quais redes neurais trabalham juntamente com algoritmos de otimização a fim de obter resultados ainda mais satisfatórios. Nesse contexto, este trabalho apresenta a utilização de dois modelos híbridos de otimização bioinspirada multiobjetiva para o projeto e síntese de superfícies seletivas de frequência (FSS) multicamadas. Inicialmente, é feita uma investigação eletromagnética das estruturas do tipo patch que irão compor a FSS multicamadas, sendo elas uma espira triangular e um losango sólido impressos em substrato de fibra de vidro (FR-4), através de simulações computacionais via software CST® Micro Wave Studio, cuja técnica numérica utilizada é a das integrais finitas (FIT). São projetados 3 filtros com características distintas: o primeiro filtro deve apresentar uma frequência de ressonância em 10 GHz e uma largura de banda de 8 GHz; o segundo filtro deve ter frequências de corte inferior e superior iguais a 8 GHz e 12 GHz, respectivamente, atuando como um rejeita-faixa, refletindo completamente a banda X e; o terceiro filtro, por ter uma resposta dualband, deve ter uma frequência de corte superior referente à primeira banda igual a 8 GHz e uma frequência de corte inferior referente à segunda banda igual a 12 GHz, atuando como um passa-faixa, permitindo a transmissão da banda X e refletindo parte das bandas adjacentes. Os valores de frequência de corte e largura de banda foram obtidos a um limiar de -10 dB.  O processo de síntese consiste em sintonizar os objetivos das estruturas inseridos na função custo dos algoritmos de otimização. A modelagem das estruturas é realizada por uma rede neural de regressão geral (GRNN) e o processo de otimização é realizado pelos algoritmos, sendo eles o algoritmo genético multiobjetivo (AG Multi) e algoritmo de busca cuco multiobjetivo (MOCS). Os resultados obtidos pelos métodos híbridos são simulados pelos softwares comerciais CST® e Ansoft DesignerTM HFSS para validação dos modelos, já que utilizam técnicas numéricas diferentes, sendo elas a técnica das integrais finitas e método dos elementos finitos, respectivamente. Observou-se boa concordância entre os resultados simulados, evidenciando a redução no tempo de processamento das estruturas, além de mostrar que o modelo GRNN-AG Multi se sobressaiu em relação ao GRNN-MOCS, sendo esse o mais eficiente para a otimização de FSS multicamadas.

Externo à Instituição - BRUNO SOUZA LYRA CASTRO
Presidente - 1927644 - FABRICIO JOSE BRITO BARROS
Interno - 2522772 - JASMINE PRISCYLA LEITE DE ARAUJO
Externo ao Programa - 2383467 - MIÉRCIO CARDOSO DE ALCÂNTARA NETO