Notícias

Banca de DEFESA: ALLAN DOS SANTOS BRAGA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALLAN DOS SANTOS BRAGA
DATA: 29/08/2014
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO LABORATÓRIO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
TÍTULO:

PLANEJAMENTO DE REDES DE COMUNICAÇÃO SEM FIO PARA AMBIENTES INDOOR CONSIDERANDO APLICAÇÕES MULTIMÍDIA: ABORDAGEM HÍBRIDA - SIMULAÇÃO E MEDIÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Redes sem fio; Modelos de Propagação Empíricos; Qualidade de Serviço (QoS); Qualidade de Experiência (QoE).

 


PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Telecomunicações
ESPECIALIDADE: Radionavegação e Radioastronomia
RESUMO:

As tecnologias wireless vêm evoluindo de forma rápida nas últimas décadas pois é uma eficiente alternativa para transmissão de informações, sejam dados, voz, vídeos e demais serviços de rede. O conhecimento do processo de propagação dessas informações em diferentes ambientes é um fator de grande importância para o planejamento e o desenvolvimento de sistemas de comunicações sem fio.

Devido o rápido avanço e popularização dessas redes, os serviços oferecidos tornaram mais complexos e com isso requerem requisitos de qualidades para que sejam ofertados ao usuário final de forma satisfatória. Devido a isso, torna-se necessário aos projetistas desses sistemas uma metodologia que ofereça uma melhor avaliação do ambiente indoor através da análise da área de cobertura e probabilidade de recebimento do nível de sinal. E assim verifique em quais posições do ambiente será possível oferecer tal serviço que atenda métricas de qualidades tanto em termos da rede quanto em relação aos usuários.

O trabalho desenvolvido nessa dissertação objetiva propor uma metodologia para análise do comportamento do nível de sinal em um ambiente indoor para aplicações multimídia, que atenda os requisitos de qualidade de serviços na rede (jitter, atraso fim a fim e porcentagem de perda de pacotes) e alguns requisitos de qualidade de experiência (PSNR, SSIM e VQM). Para isso foram realizadas campanhas de medições de transmissões de vídeo em uma rede sem fio. Os parâmetros foram coletados, analisados e foi modelada uma função de ajuste para o modelo de perda propagação usando aproximação de Padè. Os resultados apresentaram boa concordância com os modelos da literatura e com as medições.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 325740 - GERVASIO PROTASIO DOS SANTOS CAVALCANTE
Externo ao Programa - 2522772 - JASMINE PRISCYLA LEITE DE ARAUJO
Externo ao Programa - 327379 - SIMONE DA GRACA DE CASTRO FRAIHA
Externo à Instituição - JOSIANE DO COUTO RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 28/08/2014 15:05
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1