Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILA SIQUEIRA ARANHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PRISCILA SIQUEIRA ARANHA
DATA: 28/06/2019
LOCAL: Auditório do Instituto de Tecnologia - ITEC

UM MODELO COMPUTACIONAL PARA DESCREVER TRAÇOS DEPRESSIVOS EM ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO A PARTIR DOS SEUS COMPORTAMENTOS EM REDES SOCIAIS

UFPA, Pós-Graduação, Depressão, Ansiedade, Redes Sociais e Modelagem Computacional.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

A depressão é a principal causa de problemas de saúde e incapacidade em todo o mundo. No pior dos casos, a depressão pode levar ao suicídio. De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a quantidade de casos de depressão cresceu 18% em dez anos. Até 2020, esta será a doença mais incapacitante do planeta, na previsão da Organização Mundial da Saúde. O Brasil é campeão de casos de depressão na América Latina. Existem cerca de 11,5 milhões de pessoas, que sofrem com a doença, representando quase 6% da população brasileira. A condição é diferente das flutuações usuais de humor e das respostas emocionais de curta duração aos desafios da vida cotidiana. Especialmente quando de longa duração e com intensidade moderada ou grave, a depressão pode se tornar uma crítica condição de saúde. Ela pode causar à pessoa afetada um grande sofrimento e disfunção no trabalho, na escola ou no meio familiar. A pós-graduação é um período intenso para os estudantes. São anos de dedicação a uma pesquisa, com rigorosa análise e concorrência acadêmica acirrada. A pressão dentro da Universidade, de algumas famílias e até do mercado de trabalho levam alguns pós-graduandos a viverem verdadeiras situações-limite. Não é a toa que distúrbios como depressão e ansiedade estão cada vez mais recorrentes na pós-graduação e chamam a atenção de pesquisadores e de Universidades do mundo inteiro para o tema. Existe um crescente grito por ajuda partindo de estudantes de pós-graduação que lutam contra problemas de saúde mental significativos no mundo. Existem constatações, a de maior impacto se refere à incidência de depressão e ansiedade entre pós-graduandos. Estudos afirmam que esses estudantes têm seis vezes mais chances de experimentar depressão e ansiedade do que a população em geral. Atualmente a Universidade Federal do Pará é a maior universidade pública da Amazônia que possui 4.142 alunos matriculados no mestrado; e 2.166, no doutorado. São 121 cursos, distribuídos por 40 doutorados, 58 mestrados acadêmicos e 23 mestrados profissionais. Dos 86 programas da UFPA, 12 estão em campi do interior do Estado. De acordo com o ranking das universidades do país elaborado pela RUF (Ranking Universitário da Folha de São Paulo) em 2017, é a melhor, maior e mais conceituada universidade da Região Norte do Brasil, ocupando a 27° colocação nacional. As redes sociais tornaram-se fontes de pesquisas científicas dado ao grande volume de dados registrados pelos usuários em seus perfis sociais, possibilitando a mineração desses dados na produção de novos conhecimentos que podem contribuir na identificação de traços de comportamento depressivo. Sendo assim, existe a necessidade da universidade programar ações que favoreçam o diagnóstico precoce de traços depressivos que acometem seus alunos para embasar ações de prevenção e de apoio psicológico. Diante deste contexto, esta proposta de tese apresenta uma modelagem computacional, para a detecção da prevalência de casos de alunos de pós-graduação com traços de depressão e ansiedade, quanto ao comportamento na rede social, de alunos de pósgraduação.

Externo à Instituição - ADAMO LIMA DE SANTANA
Externo à Instituição - ALEKSANDRA DO SOCORRO DA SILVA
Presidente - 1353026 - CARLOS RENATO LISBOA FRANCES
Interno - 2522772 - JASMINE PRISCYLA LEITE DE ARAUJO