Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LELIS ARAUJO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LELIS ARAUJO DE OLIVEIRA
DATA: 16/08/2019
HORA: 15:00
LOCAL: UNIFESSPA
TÍTULO:

ANÁLISE DO DESEMPENHO DE UMA REDE TOTALMENTE ÓPTICA USANDO DEMULTIPLEXADORES AWG (Array Wave Guide) E FBG (Fiber Bragg Grating)


PALAVRAS-CHAVES:

Fibra de cristal fotônico, Efeitos não lineares, Grade de guia de onda, Fibra de grade de
Bragg, Componentes WDM



PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

Este trabalho objetiva discutir um estudo de simulações numéricas do desempenho de demultiplexadores de grade de guia de onda (AWG) e fibra de grade de Bragg (FBG) em uma rede totalmente óptica em uma classe especial de fibra denominada de fibra de cristais fotônicos considerando os efeitos dispersivos e não lineares, tais como automodulação de fase (SPM), modulação de fase cruzada (XPM) e mistura de quatro ondas (FWM). O método proposto baseia-se em simulações numéricas utilizando um conjunto de equações diferencias que definirão a dinâmica dos pulsos em uma configuração de rede de multiplexação por divisão de comprimento de onda (WDM) em fibras de cristais fotônicos. Para as etapas de simulação e análise foram utilizados os softwares comerciais OptiGrating, ferramenta numérica versátil empregada para modelar dispositivos integrados que incorporem grades ópticas em fibras ópticas e o OptiSystem para simular a propagação nessa fibra com características não lineares e dispersivas. A análise do desempenho dos sistemas foi feita por meio de um comparativo entre os valores obtidos em termos da taxa de erro de bit (BER), fator de qualidade (Fator Q) e Ganho (Gain), em um sistema denso WDM com espaçamento entre canais de 50 GHz, e taxa de transmissão de 10 Gbit/s. Os resultados e a caracterização do procedimento de construção e simulação são descritos e discutidos de acordo com a literatura pertinente.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FERNANDA CARLA LIMA FERREIRA
Interno - 2361801 - JORDAN DEL NERO
Interno - 326654 - MANOEL RIBEIRO FILHO
Presidente - 2346019 - MARCOS BENEDITO CALDAS COSTA
Externo à Instituição - RODRIGO DO MONTE GESTER
Notícia cadastrada em: 24/05/2019 09:45
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2