Banca de DEFESA: HUGO MENEZES BARRA

DISCENTE: HUGO MENEZES BARRA
DATA: 28/02/2019
LOCAL: Auditório do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia - CEAMAZON

PROJETO DE CONTROLADORES ROBUSTO E POR CANCELAMENTO DE PÓLOS PARA RECUPERAR FALTAS EM UM SISTEMA DE ALTA TENSÃO

Sistemas de Alta Tensão. Técnicas de Controle Robusta. Controle Digital

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Sistemas Elétricos de Potência
ESPECIALIDADE: Instalações Elétricas e Industriais

Este trabalho apresenta e discute sobre a implementação de controladores por cancelamento de pólos clássico e robusto para recuperar a corrente após a aplicação de faltas do tipo curto-circuito, além disso outras análises são feitas, tais como o impacto que o curto causa na tensão Vabc, corrente Iabc e como o filtro passivo desenvolvido para mitigar os harmônicos de maior energia deste sistema (que são de 5ª e 7ª ordem) atuam nesta tensão e corrente respectivamente.
O sistema escolhido é baseado no Cigrée Benchmark (Sood, 2004) e representa um sistema industrial de elevada importância, que é o forno para a fundição de lingotes de alumínio, utilizado em empresas multinacionais, dentre elas, a Hydro Alunorte, portanto esse trabalho visa a ser uma contribuição para empresas industriais, sobretudo na nossa região.
Os controladores desenvolvidos utilizaram primeiramente a metodologia clássica de PI por cancelamento de polos e o outro visando uma margem de confiabilidade maior na sua utilização, pois é projetado para ser um controlador robusto e que reponde as incertezas da planta que são causadas pelo conjunto de elementos de eletrônica, tais como indutores e resistores.
Portanto, a planta foi linearizada e a partir da função de transferência da planta intervalar, foi desenvolvido um controlador robusto utilizando os métodos numéricos de Kharitonov e Bhattacharyya, que relacionam o conjunto de polinômios intervalares e as respectivas funções de transferências para a formação de um poliedro onde pode-se escolher o controlador a partir das margens de ganho e de fase estabelecidas pelo projetista, desta forma aumentando-se a confiabilidade do controlador projetado.
Os resultados obtidos nos testes de simulação mostraram o bom desempenho do controlador projetado, com uma rápida recuperação da corrente, após a falta aplicada. Isso permitiu obter o importante resultado de proporcionar uma operação segura da planta industrial, onde sem o uso do controlador poderia acarretar problemas como acidentes, parada da produção e perda de estabilidade.

Presidente - 2224684 - MARCUS VINICIUS ALVES NUNES
Interno - 1548213 - JOAO PAULO ABREU VIEIRA
Externo ao Programa - 325397 - EDUARDO TANNUS TUMA
Externo à Instituição - REJANE DE BARROS ARAUJO