Banca de DEFESA: LESLYE ESTEFANIA CASTRO ERAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LESLYE ESTEFANIA CASTRO ERAS
DATA: 22/01/2019
LOCAL: Auditório do Instituto de Tecnologia - ITEC

A RADIO PROPAGATION MODEL FOR MIXED PATHS IN AMAZON ENVIRONMENTS FOR UHF BAND

trajeto misto, televisão digital, teoria uniforme da difração, teoria geométrica da difração

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

O presente trabalho propõe um modelo de radio propagação para a região Amazônica denominado Mixed Path. As técnicas usadas pelo modelo proposto são a ótica geométrica (GO) e a teoria uniforme da difração (UTD). Adicionalmente, para melhorar o desempenho do modelo são escolhidos unicamente dez raios, que são considerados os principais para o cálculo do campo elétrico total recebido. Aumentar o número de raios não melhora a precisão de Mixed Path porque os receptores estão localizados em grandes distancias do transmissor, portanto, uma difração dupla ou várias reflexões não contribuem significativamente ao campo elétrico total. Os parâmetros usados no modelo tais como constantes elétricas, altura das antenas, altura dos prédios, entre outros, são analisados para conhecer a influência dos mesmos no campo elétrico total. Para validar este modelo, são usadas medidas na frequência central de 521 MHz de uma estação de televisão digital na cidade de Belém do Pará. Esta cidade está localizada na Região amazônica do Brasil e presenta percursos mistos formados por cidade, rio e floresta. Devido ao fato de que a televisão digital tem uma ampla cobertura e flexibilidade de recepção, o modelo Mixed Path foi projetado para receptores na altura dos usuários, no caso do serviço de Televisão Digital Móvel (M-DTV) e, para receptores fixos sobre os telhados das casas, para o serviço de televisão digital em casa (H-DTV). Finalmente o modelo proposto e outros modelos existentes na literatura são comparados com os dados medidos para M-DTV, sendo o modelo proposto o modelo com o menor erro RMS.

Externo à Instituição - ANTÓNIO MANUEL RESTANI GRAÇA ALVES MOREIRA
Externo ao Programa - 2884587 - BRUNO SOUZA LYRA CASTRO
Interno - 1927644 - FABRICIO JOSE BRITO BARROS
Externo à Instituição - FERNANDA CARLA LIMA FERREIRA