Notícias

Banca de DEFESA: PAULA RENATHA NUNES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULA RENATHA NUNES DA SILVA
DATA: 26/10/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Eletrobrás Eletronorte - Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A
TÍTULO:

Diagnóstico de Falhas Incipientes em Linhas de Transmissão


PALAVRAS-CHAVES:

Linhas de Transmissão; Diagnóstico de Falhas; Corrente de Fuga; Naive Bayes; Múltiplas Falhas; Análise Qualitativa de Tendências.


PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

Atualmente, a operação do sistema de transmissão de energia elétrica é sobrecarregada pela grande quantidade de informações oriundas dos mais diversos sistemas de monitoração, que devem analisar estas informações para manter o sistema em condições de operação aceitáveis de acordo com a normas do Setor Elétrico. Assim, quando um evento ocorre com base nos alarmes fornecidos pelos sistemas de monitoração e pelos elementos com defeito, o operador tenta fazer o diagnóstico aproximado do estado atual do sistema, com o objetivo de restaurá-lo o mais rápido possível, que dependendo do número de elementos com defeito torna-se muito complexo. Diante deste cenário, durante as duas últimas décadas tem se buscado desenvolver sistemas inteligentes para diagnosticar defeitos nos mais diversos componentes do sistema de transmissão. O objetivo desta tese é propor um sistema de diagnóstico de falhas on-line em linhas de transmissão. O sistema proposto é composto de módulos que se adaptam de modo autônomo às melhorias que são executadas na LT, isto é, seus limiares de alarme mudam conforme a dinâmica do sistema muda, quer seja por manutenções programadas ou por modernização em seus componentes. A estruturação do sistema em módulos permite que o processo de diagnóstico seja claro e lógico para o operador, de modo que após o processo de inferência, se estabeleçam estratégias e logísticas adequadas para a solução das falhas diagnosticadas. Dessa forma, o diagnóstico é facilmente assimilado pelo operador, que poderá então usar a sua expertise no processo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 327678 - PETRONIO VIEIRA JUNIOR
Interno - 2153010 - CARLOS TAVARES DA COSTA JUNIOR
Interno - 2224684 - MARCUS VINICIUS ALVES NUNES
Externo à Instituição - EDSON GUEDES DA COSTA
Externo à Instituição - WALLACE DO COUTO BOAVENTURA
Notícia cadastrada em: 25/10/2018 10:57
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2