Notícias

Banca de DEFESA: SERGIO HENRIQUE MONTE SANTO ANDRADE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SERGIO HENRIQUE MONTE SANTO ANDRADE
DATA: 04/08/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do ITEC
TÍTULO:

ESTRATÉGIAS DE PLANEJAMENTO PARA OTIMIZAÇÃO DO CONSUMO RESIDENCIAL DE ENERGIA ELÉTRICA: UMA ABORDAGEM BASEADA EM SMART HOME E SISTEMAS FUZZY


PALAVRAS-CHAVES:

Smart home, consumo residencial, middleware, sistemas fuzzy


PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

O consumo energético residencial vem crescendo de forma contínua ao longo das últimas décadas, entretando, em contrapartida, o fornecimento de energia elétrica não acompanha a mesma taxa de crescimento, tornando-se uma dificuldade a ser tratada pelas empresas do setor elétrico, aos consumidores e ao próprio meio ambiente. Os sistemas de distribuição existentes não são suficientes e possuem limitações no fornecimento de informação adequada, em tempo real, sobre o consumo e outras variáveis elétricas. Também não estão preparados para lidar com os custos da energia variáveis, num contexto de um mercado que tende a estabelecer preços dinâmicos, que dependem de um conjunto de fatores endógenos e exógenos ao setor elétrico.

Espera-se que a rede elétrica do futuro, atualmente denominada de rede inteligente (Smart Grid), não seja concebida apenas com medições baseadas nas residências, mas também ao nível de consumo de todos os componentes que integram a rede de distribuição das concessionárias. Da parte residencial, os consumidores carecem, de forma geral, de informações relativas ao impacto específico do consumo energético de cada equipamento e, por conseguinte, aos comportamentos necessários para reduzir o seu consumo. Com a falta de um gerenciamento energético adequado nos equipamentos elétricos, por diferentes motivos, o conforto do usuário pode ser impactado, inesperadamente, em um momento de redução energética.

Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo a proposição, implementação e teste de um sistema de monitoramento inteligente, via smartphone, para controle de energia, utilizando-se formas inteligentes de tomada de decisão, com o intuito de fornecer ao usuário formas de manter seu consumo energético, a partir de perfis de consumo, dentro dos padrões de consumo pré-definidos e desejados pelo usuário.

Como consequências positivas, ter-se-á a redução da demanda energética, por meio dos perfis de consumo que levam em consideração o grau de dependência do indivíduo em relação aos equipamentos elétricos presente na residência, apresentando um menor impacto no bem-estar e no dia a dia do usário final do sistema.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1353026 - CARLOS RENATO LISBOA FRANCES
Interno - 3439716 - DIEGO LISBOA CARDOSO
Interno - 1769974 - MARCELINO SILVA DA SILVA
Externo à Instituição - NANDAMUDI LANKALAPALLI VIJAYKUMAR
Notícia cadastrada em: 24/07/2017 09:47
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2