Notícias

Banca de DEFESA: MARINALDO DE JESUS DOS SANTOS RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARINALDO DE JESUS DOS SANTOS RODRIGUES
DATA: 11/08/2017
HORA: 08:00
LOCAL: Auditório do ITEC (a confirmar)
TÍTULO:

AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DE SISTEMAS FOTOVOLTÁICOS CONECTADOS À REDE SOB DIFERENTES CONDIÇÕES DE SOMBREAMENTO


PALAVRAS-CHAVES:

Sistemas Fotovoltáicos Conectados à Rede, Sombreamento de Módulos Fotovoltáicos, Avaliação de Desempenho, Fator de Sombreamento.


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

Seja em grandes usinas ou em sistemas fotovoltáicos de pequeno porte integrado a edificações, o sombreamento de módulos fotovoltáicos causa perdas na produção anual de energia, assim como podem danificá-los permanentemente. Dessa forma uma análise experimental a sol se justifica, pois contribui com dados reais, para o entendimento do efeito do sombreamento no desempenho do gerador fotovoltáico. Também poderá proporcionar maior facilidade para estabelecer as melhores áreas em edificações, já construídos ou em projetos, para instalações fotovoltáicas bem como a melhor tecnologia no desempenho de determinado sombreamento. O objetivo deste trabalho é avaliar de forma experimental a influência dos diferentes tipos de sombreamento no desempenho dos módulos fotovoltáicos. Nesse sentido, são abordados aspectos como a determinação do fator de sombreamento sob diferentes condições de operação e a avaliação da produção de energia de módulos e geradores fotovoltáicos tomando como referência parâmetros como eficiência, desempenho global e produtividade.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 327562 - EDINALDO JOSE DA SILVA PEREIRA
Interno - 326157 - JOAO TAVARES PINHO
Externo à Instituição - LUIS GUILHERME MONTEIRO OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1843458 - MARCOS ANDRE BARROS GALHARDO
Presidente - 1701976 - WILSON NEGRAO MACEDO
Notícia cadastrada em: 13/06/2017 10:42
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2