Banca de DEFESA: ADAM DREYTON FERREIRA DOS SANTOS

DISCENTE: ADAM DREYTON FERREIRA DOS SANTOS
DATA: 09/06/2014
LOCAL: AUDITÓRIO DO INSTITUTO DE TECNOLOGIA
TÍTULO: PROPOSTA DE GERENCIAMENTO DE DADOS PARA MONITORAMENTO DE SAÚDE ESTRUTURAL UTILIZANDO REDES DE SENSORES OPTICOS FBG
PALAVRAS-CHAVES: Monitoramento de saúde estrutural, Redes de Sensores Ópticos, Gerenciamento de Dados.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Telecomunicações
RESUMO: Devido às suas características únicas, redes de sensores ópticos têm encontrado aplicação em muitos campos, como em Engenharia Civil, Engenharia Geotécnicas, Aeronáutica, Energia e indústrias de Petróleo e Gás. Soluções de monitoramento baseadas nessa tecnologia têm se mostrado particularmente rentáveis e podem ser aplicadas às estruturas de grande porte, onde centenas de sensores devem ser implantados para medições a longo prazo de diferentes parâmetros mecânicos e físicos. Sensores baseados em Grades de Bragg em fibra (FBGs) são a solução mais comumente utilizada no Monitoramento de Saúde Estrutural (SHM) e as medições são realizadas por instrumentos especiais conhecidos como interrogadores ópticos. Taxas de aquisição cada vez mais elevadas têm sido possíveis utilizando interrogadores ópticos mais recentes, o que dá origem a um grande volume de dados cuja manipulação, armazenamento, gerenciamento e visualização podem demandar aplicações de software especiais. Este trabalho apresenta duas aplicações de Software de tempo real desenvolvidas para esses fins: Interrogator Abstraction (InterAB) e Web-based System (WbS). As inovações neste trabalho incluem a integração, sincronização, independência, segurança, processamento e visualização em tempo real, persistência de dados ou armazenamento, e flexibilidade proporcionada pelo trabalho conjunto das aplicações desenvolvidas. Os resultados obtidos durante testes em laboratório e ambiente real demonstraram a eficiência, robustez e flexibilidade desses softwares para diferentes tipos de sensores e interrogadores ópticos, garantindo atomicidade, consistência, isolamento e durabilidade dos dados persistidos pelo InterAB e apresentados pelo WbS.
Externo ao Programa - 1809092 - CLAUDOMIRO DE SOUZA DE SALES JUNIOR
Interno - 1700540 - EDUARDO COELHO CERQUEIRA
Presidente - 2153181 - JOAO CRISOSTOMO WEYL ALBUQUERQUE COSTA
Externo ao Programa - 1535051 - REGINA AUGUSTA CAMPOS SAMPAIO