Banca de DEFESA: DERCIO MANUEL MATE

DISCENTE: DERCIO MANUEL MATE
DATA: 13/06/2014
LOCAL: AUDITÓRIO DO LABORATÓRIO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
TÍTULO: ESTUDO DA INTERFERÊNCIA ENTRE SISTEMAS LTE E TV DIGITAL EM CANAIS ADJACENTES NA FAIXA DE FREQUENCIA DE 700MHZ
PALAVRAS-CHAVES: TV Digital, LTE, Dividendo Digital, Interferência
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Telecomunicações
ESPECIALIDADE: Sistemas deTelecomunicações
RESUMO: Este trabalho analisa o impacto da interferência mútua entre os sistemas de Televisão Digital (TVD) e Long Term Evolution (LTE) em canais adjacentes na faixa de frequências dos 700 Mhz. Durante a análise, mínimas distâncias físicas de separação e bandas de guarda adequadas entre os sistemas são determinadas para garantir a sua coexistência nesta faixa de frequências. O impacto da interferência é avaliado em um cenário onde a Televisão Digital e o LTE operam nos canais 51 e 52 respectivamente. As análises foram realizadas utilizando as simulações de Monte Carlo. Os resultados deste trabalho mostraram que as TVDs das classes Especial, A e B causam interferência no LTE e que o impacto desta interferência depende da banda de guarda e também da distância de separação entre os dois sistemas. Além disso, os resultados mostraram também que o aumento da largura de banda do LTE só tem maior impacto se o LTE for o sistema interferido. Entretanto, os mesmos resultados mostraram ainda que é possível a coexistência do LTE e TVD nesta faixa de frequências, desde que uma distância mínima de separação e uma banda de guarda adequada sejam respeitadas.
Interno - 325740 - GERVASIO PROTASIO DOS SANTOS CAVALCANTE
Presidente - 2153181 - JOAO CRISOSTOMO WEYL ALBUQUERQUE COSTA
Externo ao Programa - 1716592 - LAMARTINE VILAR DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 01/04/2014 14:27