Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDO NONATO MENEZES GUIMARAES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAIMUNDO NONATO MENEZES GUIMARAES
DATA: 01/04/2016
LOCAL: Auditório do ITEC

GENERALIZAÇÃO DO MÉTODO UTILIZADO PARA ARRANJOS DE ANTENAS LINEARES NO PROJETO DE ARRANJOS MULTICIRCULAR BANDA LARGA PARA RECEPÇÃO DE TV ABERTA DIGITAL NA CIDADE DE BELÉM DO PARÁ

Arranjo multicircular, banda larga, dipolos lineares, TV Digital

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Telecomunicações
ESPECIALIDADE: Teoria Eletromagnetica, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas

Este trabalho propõe uma generalização no método desenvolvido por John Daniel Kraus (em 1946) para arranjos de antenas lineares e apresenta propostas de projetos de arranjos multicircular broadside, banda larga, de dipolos de meio comprimento de onda, finos, para recepção de TV digital aberta. Inicialmente serão projetados para as 10 frequências de operação de TV digital da cidade de Belém do Pará disponíveis em setembro de 2015. O primeiro arranjo é formado por dois dipolos de meio comprimento de onda, também afastados de meio comprimento de onda e centrados no ponto origem do plano xy de referência. Para este caso, foi escolhida uma frequência de projeto dentre as 10 frequências de operação disponíveis, e posteriormente foram feitas simulações para cada uma das frequências de operação disponíveis. O segundo arranjo, de quatro dipolos de meio comprimento de onda, dois a dois também afastados de meio comprimento de onda e centrados no ponto origem do plano xy. Sendo que cada par, diametralmente oposto, em uma frequência de projeto escolhida dentre as 10 frequências de operação disponíveis e, foram feitas simulações para cada uma das frequências de operação supracitadas. Como foram selecionadas duas frequências de projeto diferentes, o arranjo é multicircular, ou seja, cada par sobre uma circunferência centrada na origem do plano xy tem raios diferentes. E finalmente foi projetado um arranjo de oito dipolos centrados no ponto origem do plano xy. Cada par, diametralmente oposto, foi projetado em uma frequência de projeto escolhida dentre as 10 frequências de operação disponíveis e, foram feitas simulações para cada uma das frequências de operação já citadas. Como no caso anterior o arranjo é multicircular. Os resultados teóricos usando o método generalizado mostraram um melhor desempenho para operações em banda larga. Para efeito de avaliação prática foram construídos protótipos dos três tipos de arranjos projetados e os resultados preliminares se mostraram adequados para as 10 frequências de operação de TV digital da cidade de Belém do Pará.

Externo à Instituição - ADAILDO GOMES D'ASSUNÇÃO
Presidente - 325740 - GERVASIO PROTASIO DOS SANTOS CAVALCANTE
Externo à Instituição - JOSÉ RICARDO BERGMANN
Interno - 1546494 - KARLO QUEIROZ DA COSTA