Notícias

Banca de DEFESA: CINDY STELLA FERNANDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CINDY STELLA FERNANDES
DATA: 01/04/2016
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do Instituto de Tecnologia - ITEC
TÍTULO:

Desenvolvimento de Sensores baseados em Fibra Óptica para Monitiramento Estrutural


PALAVRAS-CHAVES:

Sensor óptico de curvatura, sensor óptico de vibração, técnica de descasamento de diâmetro de núcleo, monitoramento de integridade estrutural, SMS, SMSMS.


PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

O monitoramento de parâmetros de integridade estrutural é fundamental para estabelecer a condição das regiões críticas que comprometem o bom funcionamento de estruturas civis. A investigação e progresso no desenvolvimento de sistemas para a medição de parâmetros físicos e mecânicos, pode permitir a prévia detecção de colapsos, processos de deterioração e outros fatores naturais e/ou provocados pelo homem. Nesse caso, a medida desses parâmetros em tempo real é crucial para a identificação, localização e quantificação de danos, e também melhorar a manutenção e segurança dessas estruturas. Medições de curvatura e vibração são importantes para monitoramento devido a sua relação com as respostas dinâicas de estruras de engenharia. Nessa tese, estruturas de descasamento de diâmetro de núcleo são as propostas experimentalmente investigadas para sensoriamento de curvatura e vibração. Duas configurações são sugeridas, uma abordagem usa uma estrutura formada pela emendade de uma pequena seção de fibra multimodo não revestida entre duas fibras monomodo padrão (SMS), combinado com depósito de espelho óptico na sua extremidade, e a outra abordagem é formada pelo sanduíche de uma seção de fibra monomodo entre duas pequenas seções de fibra multimodo, emendadas entre duas fibras monomodo padrão (SMSMS). O dispositivo SMS é analisado através de medidas experimentais e simulações numéricas. Na análise experimental de curvatura, o sensor SMS proposto gera padrões de interferência destrutiva se é curvado, variando somente a atenuação do sinal óptico sem variação do comprimento de onda. A modelagem numérica é feita através do método de propagação de feixe por diferenças finitas (Finite difference beam propagation method - FD-BPM), via software comercial BeamPROP 9.0 da Rsoft tm. O sensor de vibração SMS provou ser adequado para monitorar frequências muito baixas como 0.1 Hz. As configurações de sensores propostos apresentarem várias características interessantes, tais como fácil fabricação, baixo custo, alta eficiência e alta sensibilidade. Estas vantagens tornam esses sensores muito úteis numa vasta variedade de aplicações, tais como monitoramento de integridade estrutural.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1773000 - JOAO CLAUDIO CHAMMA CARVALHO
Presidente - 2153181 - JOAO CRISOSTOMO WEYL ALBUQUERQUE COSTA
Externo ao Programa - 2449121 - MARCO JOSE DE SOUSA
Externo à Instituição - MARCOS ANTONIO RUGGIERI FRANCO
Externo à Instituição - MARIA THEREZA MIRANDA ROCCO GIRALDI
Externo à Instituição - PEDRO ALBERTO DA SILVA JORGE
Notícia cadastrada em: 12/02/2016 10:10
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2