Banca de DEFESA: ARTHUR CORREA DA FONSECA

DISCENTE: ARTHUR CORREA DA FONSECA
DATA: 17/03/2023
LOCAL: GOOGLE MEET

QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA DE UMA NANORREDE DE DISTRIBUIÇÃO EM CORRENTE CONTÍNUA SOB DIFERENTES CONDIÇÕES OPERACIONAIS

Corrente contínua, Nanorredes, Qualidade de energia, IEEE Std 1159.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

Este trabalho apresenta um estudo experimental da qualidade da energia elétrica em uma Nanorrede de Distribuição em Corrente Contínua (NDCC) implantada na área de testes do prédio do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE) da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Guamá, cidade de Belém-Pará. Os eventos de qualidade de energia são identificados por meio de ensaios realizados na NDCC e classificados com base na recomendação do IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers) – Recommendation Practice for Monitoring Electric Power Quality - Std 1159, de 2019. Apresentam-se as características da NDCC e os bancos de cargas submetidos aos ensaios, utilizando cargas comerciais disponíveis no mercado, bem como a instrumentação utilizada para medições e aquisições de dados elétricos e ambientais. Entre os eventos de qualidade da energia elétrica identificados, avaliam-se as variações de longa duração, eventos transitórios durante o acionamento de conversores c.c.-c.c., elevações e afundamentos de tensão com o acionamento e saída de cargas e ripple de tensão ao longo da NDDC. Como estudo de caso adicional, avaliam-se ainda eventos de interrupção em uma NDCC localizada em Ilha das Onças, no município de Barcarena. Assim, diante dos ensaios e medições realizados, evidenciam-se eventos presentes na NDCC suprida por geradores fotovoltaicos e bancos de baterias dispersos, destacando-se a influência desses eventos em diferentes cargas conectadas ao longo da rede de distribuição e para diferentes condições operacionais.

Externo à Instituição - ANDRE RICARDO MOCELIN
Externo à Instituição - JOAO TAVARES PINHO
Presidente - 1843458 - MARCOS ANDRE BARROS GALHARDO
Interno - 1701976 - WILSON NEGRAO MACEDO